Cultura

Exposição em Castelo conta a história dos negros no Brasil

“Africaneiro: Um povo, várias histórias!”. Esse é o tema da exposição que ocorre no Centro Cultural e Turístico de Castelo, no centro da cidade, durante as comemorações do 25º Encontro da Cultura Afro Castelense. Peças de um acervo centenário, cartas, documentos e réplicas estão disponíveis para visitação até sexta-feira (28), das 7 às 13 horas, com entrada gratuita.

Poesias, fotos, engenho, engenhoca, peneiras, cestos, pilão, a réplica de um navio negreiro e uma carta original, do ano de 1881, que documenta a compra de escravos para a fazenda da comunidade de Nogueira, no interior de Castelo, são algumas das dezenas de objetos históricos que podem ser conferidos no local.

Segundo o historiador da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Marcos Balbino, a exposição possui um caráter didático capaz de recontar a história da chegada dos negros no Brasil.

“Através de fotos, textos e algumas peças, como o tronco, por exemplo, a exposição mostra o cenário cruel da escravidão e das mazelas derivadas desse fato. Essa exposição abre um espaço interessante para a reflexão sobre um assunto que é polêmico e que, infelizmente, não é encarado com a merecida seriedade por parte da população”, disse o historiador.

A abertura oficial da exposição aconteceu na última segunda (24), com a presença da presidente da entidade cultural “Movimento Negro Castelense”, Maria Mota Ribeiro, conhecida como “Dona Marley”, de vereadores e do secretário Municipal de Turismo e Cultura, Henrique Frauches.

O 25º Encontro da Cultura Afro Castelense é realizado pelo “Movimento Negro Castelense”, e conta com o apoio da Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

<b>Título:</b>

Confira mais Notícias

Venda Nova recebe programação do FestCine Pedra Azul pela primeira vez

Inscrições abertas para a 1ª Jornada Musical de Venda Nova do Imigrante

Coral Santa Cecília se apresenta na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (16)

Festa do Café movimenta comunidade de São Roque com três dias de programação em Venda Nova

Festa da Pizza reúne tradição, gastronomia e programação cultural em São José de Alto Viçosa

Festa do Morango resgata desfile cultural pelas ruas de Pedra Azul após quase 30 anos

Oito jovens disputam título de Rainha da Festa do Morango em Domingos Martins 

Brincadeiras, leitura e diversão marcam o 1º Piquenique Literário em Venda Nova do Imigrante

plugins premium WordPress