Cidades

Exposição fotográfica em Venda Nova exibe aves silvestres da Mata de Caetés

 

O Programa de Conservação da Saíra-apunhalada (PCSA) com o apoio da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, inaugurou a exposição fotográfica Aves de Caetés no Centro Cultural e Turístico "Máximo Zandonadi", na Vila Betânea. De  23 de junho a 22 de julho de 2022, o público poderá conferir a exposição que exibe 30 fotografias de aves silvestres que representam uma pequena amostra da grande diversidade de aves da Mata de Caetés. A entrada é gratuita.

 

A Mata de Caetés se situa nas divisas dos municípios de Vargem Alta, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Castelo e Alfredo Chaves, e é umas das áreas mais ricas em aves do mundo. Os pesquisadores do PCSA contabilizaram 362 espécies de aves só na Mata de Caetés, entre elas 6 são ameaçadas de extinção, com destaque para a saíra-apunhalada, que tem apenas 19 indivíduos e é a espécie alvo do PCSA.

 

A exposição traz fotos de aves que chamam a atenção pelas suas cores como saíra-militar e a saíra beija-flor, outras pela imponência como o gavião-pato e o gavião-pega-macaco, pela raridade como a saíra-apunhalada, e ainda tucanos, beija-flores, entre outras. Em cada imagem o visitante encontra um QR-Code que, ao apontar o celular, o direciona para uma página com informações completas sobre cada uma, inclusive podendo ouvir os com seus cantos.

 

A Mata de Caetés é uma região riquíssima em biodiversidade e classificada internacionalmente como uma Área Importante para a Conservação de Aves (Important Bird Area ES-07) pela BirdLife International e se situa entre os Parque Estaduais da Pedra Azul e do Forno Grande.

 

A exposição também é uma forma de comemorar a criação de mais uma área protegida na região, a Reserva Kaetés, criada pelo Instituto Marcos Daniel em parceria com duas organizações internacionais, a Rainforest Trust e a American Birds Conservancy, e protege parte do território da saíra-apunhalada. A Reserva Kaetés se situa no município de Castelo, na região de Braço do Sul, e faz parte da Mata de Caetés. Com a criação da Reserva Kaetés, aproximadamente 50% do território conhecido da saíra-apunhalada na Mata de Caetés está protegido dentro de reservas privadas.

 

 

 

Com informações da Prefeitura de Venda Nova.

Confira mais Notícias

Curso gratuito de bordado será realizado no Distrito Turístico de Pindobas em Venda Nova

Prefeitura abre cadastro para doação de até 400 mudas nativas por propriedade em Venda Nova

Mais de 250 vagas de empregos disponíveis em Venda Nova e região

Vargem Alta abre processo seletivo para contratação de profissionais em diversas áreas

Jovem é socorrida após ficar com a mão presa em moedor de carne em Brejetuba

Produtores de Pedra Azul cultivam morangos que viram tortas gigantes na tradicional festa

Exposição de Orquídeas celebra uma década e coloca Venda Nova no circuito nacional da orquidofilia

Sicoob Sul-Serrano entrega iluminação do estádio do Caxias Castelense Clube em Conceição do Castelo

plugins premium WordPress