De quinta-feira (18) até o próximo domingo (21), profissionais da área de turismo se reúnem no 6º Salão de Turismo e 1º Salão de Artesanato do Espírito Santo Expotur 2010. O evento, que tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e será realizado no Centro de Convenções de Vitória, assemelha-se ao Salão do Turismo, promovido anualmente pelo Ministério do Turismo (MTur), em São Paulo.
A cerimônia de abertura será na quinta (18), às 18h30, e contará com a participação do ministro de Turismo, Luiz Barretto, o secretário de Estado de Turismo, Marcus Vicente, e demais autoridades. Durante os quatro dias de atividades será mostrado o que há de melhor no Espírito Santo.
O público visitante do 6º Salão de Turismo e 1º Salão de Artesanato do Espírito Santo Expotur 2010 poderá aproveitar diversas atividades como: Área de Comercialização, Salão de Operadoras e Receptivos, Feira de Roteiros Turísticos Capixabas, Salão de Aventura e Ecoturismo, Vitrine Capixaba, Encontro de Negócios em Turismo e Artesanato, Núcleo do Conhecimento, Missões Promocionais, Encontro de Assessores de Comunicação em Turismo do Espírito Santo e o Encontro de Prefeitos, Secretários e Gestores de Turismo do Espírito Santo.
A Área de Comercialização é um espaço destinado às empresas do trade turístico, para que comercialização dos produtos e serviços que oferecem. Já o Salão de Operadoras e Receptivos será ocupado pelas operadoras, cadastradas pela Setur no Cadastur (sistema de cadastro dos prestadores de serviços turísticos executado pelo MTur), que comercializam os destinos turísticos do Espírito Santo. No espaço da Feira de Roteiros Turísticos Capixabas, serão apresentados estandes com as dez regiões turísticas do Espírito Santo.
Já na área do Salão de Aventura e Ecoturismo, as dez empresas no setor de aventura e atividades turísticas cadastradas pela Setur no Cadastur vão comercializar seus pacotes. O Encontro de Negócios em Turismo e Artesanato será dividido em dois momentos: um para os fornecedores capixabas e os agentes de viagens convidados, e outro para os fornecedores capixabas e os operadores convidados.
Outra atividade é o Núcleo do Conhecimento, um espaço onde várias palestras serão ministradas por profissionais de diversas áreas de conhecimento, tais como: Márcio Nascimento, diretor de Marketing do Ministério do Turismo (MTur); Prof. Dr. Luiz Gonzaga Godoi Trigo, Universidade de São Paulo (USP); Berenice de Albuquerque Tavares, do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo/ES (ABBTUR/ES) e assessora especial do Gabinete Prefeito do Município da Serra; Eustáquio Palhares, diretor da Associação Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa); Tânia Omena, presidente da ABBTUR Nacional; Romário Gava Ferrão, pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura; Silvia Binda, consultora do Sebrae; e Erlon Paschoal, subsecretário de Cultura do Espírito Santo.
No espaço das Missões Promocionais, haverá a Caravana Expotur, que consiste em visitas técnicas de agentes e operadores de turismo para conhecer o destino e equipamentos turísticos do Espírito Santo, e a Press Trip Expotur, que são visitas orientadas pelas assessorias de imprensa da Setur e do Salão do Turismo, com o objetivo de conhecimento e divulgação dos roteiros turísticos nos principais veículos de comunicação do Brasil.
Jornalistas
O Encontro de Assessores de Comunicação em Turismo do Espírito Santo, que está em sua segunda edição, é um seminário destinado aos jornalistas que atuam no segmento do turismo. Esta atividade contará com quatro palestrantes, sendo eles: Rogério Lima, consultor de Redes Sociais; Éden Wieldemann, consultor de Redes Socias; Ivo Neuman, consultor de Redes Sociais; e Rosana Hermann, gerente de criação do site R7 / Rede Record.
Em sua quinta edição, o Encontro de Prefeitos, Secretários e Gestores Municipais de Turismo do Espírito Santo, é o que dará início à cerimônia de abertura do 6º Salão de Turismo e 1º Salão de Artesanato do Espírito Santo Exportur 2010.
A novidade deste ano, que faz parte do Salão de Artesanato, é a Vitrine Capixaba, composta por lojas de artesanato, agricultura familiar e um palco com as manifestações artísticas capixabas, que fará interação com o público. Quem visitar a Vitrine Capixaba poderá por a mão na massa no Espaço Saber, onde artesãos e expositores locais demonstrarão o processo de realização de produtos.
Salão de Artesanato
A Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) participa do 1º Salão do Artesanato, no qual serão apresentados e comercializados diversos produtos artesanais de todo o Espírito Santo. Ele contará com a Vitrine Capixaba; lojas de artesanato; Espaço Saber Fazer com Vivências; Espaços Jóias Capixabas; e a Rodada de Negócios do Artesanato.
Vitrine Capixaba
A Vitrine Capixaba é uma estratégia de promoção do turismo onde serão expostos produtos associados ao turismo que contribuem para evidenciar a singularidade dos destinos capixabas, tais como lojas de Artesanato, jóias do Espírito Santo e mestres artesãos.
Seu objetivo é sensibilizar e conscientizar os visitantes, operadores, e agentes de viagens, empreendedores do setor turístico e donos de estabelecimentos comerciais para a valorização e a inserção dos produtos de artesanato associados ao Turismo, além de incentivar a abertura de novos canais de comercialização para os artesãos produtores do Estado.
Lojas de Artesanato
O salão do Artesanato terá oito estandes com 170 artesãos de 40 municípios do Espírito Santo, onde serão expostos e comercializados produtos artesanais feitos à base de: argila, fibras naturais, fios e tecidos, papel, vidro, pedras, metais, parafina e reciclados, produtos do mar, sementes, cascas e raízes, flores e folhas secas, ossos e couro, madeira e artesanato indígena.
Espaço Saber Fazer com Vivências
O visitante poderá conhecer de perto as técnicas e os processos produtivos mais tradicionais utilizados na produção artesanal capixaba como as fibras, os produtos do mar, a argila e a madeira. Esta pode ser considerada uma ação de fomento à inclusão social, difusão da cultural local e troca de experiências entre os artesãos e públicos presentes no Salão.
Neste espaço, do qual participam nove mestres artesãos, será possível vivenciar, na prática, uma experiência por meio do manuseio das matérias-primas encontradas no Estado, e aprender o uso e a aplicação das técnicas e processos produtivos. Todas as peças produzidas no Espaço Saber Fazer serão expostas na Vitrine Capixaba e podem ser compradas nas Lojas de Artesanato.
Espaço Joias Capixabas
Destinado à exposição e comercialização de joias em prata, pedras e metal escovado, de representantes das regiões turísticas da Costa e da Imigração; Metropolitana; Montanhas Capixabas; e Verde e das Águas, num total de nove artesãos.
Rodada de negócios
Na quinta-feira (18), das 15 às 18 horas, será realizada a Rodada de Negócios de Artesanato, com a participação de sete empresas dentre restaurantes, hotéis, lojas e setores ligados ao comércio capixaba, onde 30 artesãos terão a oportunidade de negociar diretamente com esses potenciais compradores, produtos utilitários, de decoração e brindes como: bandejas, cestas, luminárias, chaveiros, panelas de barro, pratos, tapetes, velas, bijuterias e acessórios em geral, etc.
Confira o horário das atrações:
18/03 – quinta-feira
– das 15 às 18 horas 1º Encontro de Negócios em Artesanato
– das 15 horas às 18h15 6º Encontro de Prefeitos, Secretários e Gestores de Turismo do ES
18h30 Cerimônia de Abertura do 6º Salão de Turismo e 1º Salão de Artesanato do ES (não é necessário convite impresso, o acesso estará liberado)
19/03 – sexta-feira
– das 10 às 21 horas Visitação aberta e atividades diversas (até as 18 horas, acesso restrito a profissionais do setor de turismo e de áreas afins como artesanato, agronegócio, cultura, entre outras.)
– das 14 às 18 horas 2º Encontro de Assessores de Comunicação em Turismo
– das 15 às 18 horas 5º Encontro de Negócios em Turismo
– das 15 às 19 horas Núcleo do Conhecimento Palestras e Painéis
20/03 sábado
– das 10 às 21 horas Visitação aberta e atividades diversas
– das 15 às 19 horas Núcleo de Conhecimento Palestras
21/03 domingo
– das 10 às 21 horas Visitação aberta e atividades diversas
Entrada
– R$ 5,00 inteira
– R$ 2,00 meia
– Criança menor de 12 anos não paga, mas deve estar acompanhada do responsável para ter acessar o evento.
* Empresas filiadas à Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV) e a Setur estão distribuindo convites de acesso à feira