O Governo do Estado está criando zonas de restrição e de exclusão no entorno dos Parques Estaduais de Pedra Azul, em Domingos Martins, e do Forno Grande, em Castelo, que fazem restrições para atividades relacionadas à extração de rochas ornamentais nesses locais. A medida foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (23). O objetivo da ação é proteger áreas que têm interligação direta com esses Parques, garantindo, por conseqüência, a biodiversidade nessas Unidades de Conservação.
Por meio do decreto, ficarão protegidas áreas que contêm florações rochosas, espécies de flora, entre outros recursos naturais, que poderiam afetar a diversidade ambiental dos Parques, caso estivessem localizadas em áreas mineradas.
De acordo com o documento, no entorno do Parque da Pedra Azul ficarão protegidos, por meio da zona de exclusão, 34 mil hectares e no Parque de Forno Grande 3.825 hectares. Já a zona de restrição compreende uma área de 11.200 hectares no entorno dos dois Parques.
A zona de exclusão não permitirá atividade de mineraria. Já na área de restrição, a atividade poderá ocorrer com critérios que, comparados à legislação ambiental vigente, são mais rigorosos.
Esses Parques Estaduais são conhecidos por serem cenários representativos da beleza cênica do Espírito Santo. Segundo a secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, a intenção, com o decreto, é proteger essas áreas para que sejam conservadas, já que são ricas em biodiversidade e também são cartões postais do Estado. O objetivo do Governo do Estado é sempre aliar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental. Essa é mais uma das ações nesse sentido afirma Maria da Glória.
Parques
Com uma área de 1.240 hectares, o Parque Pedra Azul, localizado no município de Domingos Martins e distante 92 km de Vitória, possui uma rica biodiversidade representada por espécies como tucano, tatu, sabiá, sagüi, cedros, ipês, orquídeas e bromélias. As aves que habitam as matas promovem uma grande mistura de cores e cantos que surpreendem os amantes da natureza. Seu conjunto natural impressiona pela beleza e é um símbolo da preservação do meio ambiente.
Parque do Forno Grande
O Parque do Forno Grande, a leste de Castelo, distante 140 Km de Vitória, é um dos mais preservados conjuntos naturais do Espírito Santo, de grande importância ambiental, científica e turística. Fundado na década de 60, o Parque oferece aos visitantes, além do ar puro e muito verde, três trilhas ecológicas: a Trilha da Santinha, a dos Poços Amarelos e a do Mirante da Pedra Azul.
No lugar também estão preservadas centenas de espécies vegetais, como orquídeas, bromélias, begônias, tabaco e cedro. São 730 hectares de grandes montanhas cobertas por Mata Atlântica, localizados entre 1.200 metros de altitude na portaria, e 2.039 metros no cume do pico que dá o nome ao Parque. Os caminhos para admirar estas belezas podem se estender por 4,5 quilômetros de trilhas cercadas por belas paisagens, riachos e piscinas naturais.
* Fonte: Folha Vitória