Cidades

Fachada de hotel tradicional é demolida

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

A famosa fachada do Hotel Custódio, um dos patrimônios históricos de Afonso Cláudio, Região Serrana do Estado, já não existe mais. A construção foi demolida na semana passada, mudando a paisagem vista da praça principal da cidade e divindo opiniões entre os moradores.

No lugar do edifício, erguido em 1938, a família está construindo um ponto comercial no primeiro pavimento e um restaurante no quarto, mas muitos não aceitam ficar sem o visual proporcionado pela antiga sede do hotel, na esquina da Rua Ramiro de Barros.

Desde a enchente do início do ano, a estrutura ficou fragilizada, e os proprietários contrataram um técnico para avaliar os riscos de manter a parte externa ainda de pé. O projeto foi apresentado à Prefeitura, que aprovou a reforma.

“Fui contra desde o início, pois o prédio é um patrimônio local, uma relíquia da cidade. Fico muito triste aqui do meu ponto vendo a obra, pois o hotel foi meu primeiro emprego há 35 anos”, diz o taxista João Firme Pereira, 53.

A manicure Kênia Velten dos Santos, 25, conta que tem uma relação sentimental com o Hotel Custódio. “Quando era criança, vivia ali porque minha tia trabalhava nele”, disse.

O hotel, que passou a funcionar na mesma calçada há 15 anos, é uma referência, pois se trata de um dos mais antigos da região. Ao longo de quase 70 anos, hospedou governadores em outras décadas e também artistas. A família Leite está na administração do empreendimento desde 1911, quando o hotel ainda se chamava Guanduense. A atual estrutura estava desativada e servia apenas de depósito.

Após a morte do seu fundador, o prédio antigo e outras de posse da família, no mesmo quarteirão, foram dividas entre os herdeiros. O atual proprietário, o empresário Sérgio Brambilla, casado com uma das herdeiras, disse que o edifício ficou à venda durante anos. Como não houve comprador que pagasse o valor exigido, decidiu investir na sua reforma, ainda sem previsão de término.

De acordo com Brambilla, desde que decidiu pela demolição a ideia sempre foi reproduzir a antiga fachada. “Mesmo que a obra interna não fique pronta, a prioridade será reproduzir a conhecida fachada do antigo Hotel Custódio”, disse o proprietário.

O secretário Municipal de Cultura e Turismo de Afonso Cláudio, Paulo Falqueto, ressaltou a preocupação da Prefeitura em manter o patrimônio histórico do município. “O antigo Hotel Custódio e outros edifícios históricos terão total atenção do Conselho Municipal de Cultura, que começa a atuar a partir do próximo dia 24.”

O aposentado Altamiro Vieira, 75, de Laranja da Terra, espera ver o antigo prédio do Hotel Custódio renovado. “Quando eu era caminhoneiro, sempre almoçava aqui. Daqui uns dias fica bonito de novo.”

Confira mais Notícias

Carro cai em ribanceira na Rodovia Pedro Cola entre Venda Nova e Castelo

Assinada a ordem de serviço para a reconstrução do Polentão de Venda Nova

Amanhã (30) é o último dia para pagamento do IPTU de Venda Nova com desconto

Venda Nova lança programa inédito de arborização urbana: “Calçada verde, Cidade viva”

TCMA doa ar-condicionado e máquina de lavar às Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova

Vendanovense participa de reality show em Portugal

Espírito Santo passa a dispor de monitoramento de focos de incêndio 24 horas

Espírito Madeira movimenta R$ 15 milhões em negócios e tem nova edição confirmada para 2026