Esporte

FALTAM 10 DIAS! Polenta Off Road promete agitar Venda Nova com esporte, cultura e shows

Entre os dias 29 e 31 de maio, Venda Nova do Imigrante será palco do 10º Polenta Off Road e da 5ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas, reunindo esporte, cultura, gastronomia e música em uma programação diversificada voltada para moradores, turistas e admiradores do turismo de aventura. O evento promete movimentar a região com atividades esportivas de várias modalidades, além de atrações culturais e shows musicais no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em estrutura montada especialmente para a ocasião.

A programação começa na sexta-feira (29), às 16h, com a entrega de materiais aos competidores da Corrida Noturna, Mountain Bike, Trail Run, Enduro, Enduro Fim, Big Trail e UTV. Às 18h, será aberta oficialmente a Feira da Aventura e a praça de alimentação, com ambiente de integração entre expositores, visitantes e atletas. Às 19h, acontece a largada da Polenta Night Run, corrida e caminhada com saída do Polentão, seguida pela cerimônia oficial de abertura da 5ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas, às 19h30. Logo após a premiação da corrida, o público poderá curtir o show de Pablo e Matheus, às 20h, encerrando a primeira noite do evento às 22h.

No sábado (30), a programação esportiva começa cedo, com a largada da Polenta Trail Run 35 km às 6h e das provas de 7 e 18 km às 7h, todas partindo do Polentão. Às 8h, será dada a largada do primeiro dia do 37º Enduro Nacional da Polenta, também com saída do Polentão. Às 9h, os UTVs iniciam percurso com largada no Polentão e encontro em Pindobas, enquanto o passeio BIG Trail sai da concessionária BMW, em Vitória, passa por Pindobas e termina no Polentão. Já o Campeonato Brasileiro de Enduro, válido também pelas etapas do Campeonato Capixaba, terá largada às 10h, no Polentão, seguindo em direção à comunidade de Pindobas. No mesmo horário, acontece ainda o Cross Teste Enduro Kids, com largada em Pindobas.

Além das disputas esportivas, o sábado reserva uma intensa programação cultural e de entretenimento. A Feira da Aventura e a praça de alimentação voltam a funcionar a partir das 12h, oferecendo opções gastronômicas e exposição de produtos e serviços ligados ao turismo e ao esporte de aventura. Às 19h30, uma das atrações mais tradicionais do município promete divertir o público com o Mini Tombo da Polenta, inspirado na famosa Festa da Polenta. Na sequência, às 20h, o cantor Anthony Altoé sobe ao palco para animar a noite, com encerramento previsto para as 22h.

No domingo (31), as atividades continuam com a largada do segundo dia do Enduro Nacional da Polenta e do Campeonato Brasileiro de Enduro, ambos às 7h, saindo do Polentão. Às 8h, acontece a largada do MTB, também no Polentão, reunindo ciclistas em percursos pelas montanhas da região. A programação cultural segue às 10h com a abertura da Feira da Aventura e da praça de alimentação, além do início da premiação do MTB. Entre 14h e 17h, será realizada a premiação oficial do Enduro Nacional da Polenta, encerrando as competições esportivas do evento. Fechando a programação, o público poderá aproveitar, às 17h de domingo, o show de Osmar e Fábio.

O 10º Polenta Off Road e a 5ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas são uma realização do Trail Clube Mata Atlântica (TCMA) e do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB), com apoio da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, Sebrae/ES, secretarias de Estado do Turismo (Setur) e do Desenvolvimento, Governo do Estado do Espírito Santo, Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e Associação Festa da Polenta (Afepol), patrocínio de Sicoob, Auto Posto Esmig e Hotel Esmig, além da organização e supervisão do TCMA, Insanity Mountain, Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Federação Capixaba de Motociclismo (Fecam) e Federação Espírito Santense de Ciclismo (Fesc). As inscrições continuam abertas em www.polentaoffroad.com.br.

Serviço:

10º Polenta Off Road e 5ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas

Quando: De 29 a 31 de maio, em Venda Nova do Imigrante (ES)

**As inscrições continuam abertas em www.polentaoffroad.com.br 

*Siga @polentaoffroad no Instagram para mais informações

Programação 10ª Polenta Off Road e 5ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas

Dia 29 de maio (sexta-feira)

16h – Início da entrega de material aos competidores: Corrida Noturna, Trail Run,      

           Enduro, Enduro Fim, BIG Trail e UTV.

18h – Abertura da Feira da Aventura e Praça de Alimentação

19h – Largada POLENTA NIGHT RUN (corrida e caminhada)

19h30 – Abertura oficial da 5ª Feira da Aventura das Montanhas Capixabas

19h45 – Premiação Polenta Night Run

20h – SHOW PABLO E MATHEUS

22h – Encerramento

Dia 30 de maio (sábado)

6h –  Largada Polenta TRAIL RUN 35k 

7h – Largada Polenta TRAIL RUN 7k e 18k

8h – Largada 1º dia do ENDURO NACIONAL DA POLENTA

9h  – Largada UTV 4×4

9h  – Largada BIG TRAIL (BMW Vitória)

9h30  – Início Premiação POLENTA TRAIL RUN

10h  – Largada CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURO

10h – Largada CROSS TESTE ENDURO Kids (Pindobas)

12h – Abertura da Feira da Aventura e Praça de Alimentação

16h – Entrega de material de inscrição: MTB 

17h – Resultado do ENDURO

19h  – Resultado do 1º dia do Enduro de Regularidade

19h30  – Mini TOMBO DA POLENTA

20h – SHOW ANTHONY ALTOÉ

22h – Encerramento

Dia 31 de maio (domingo)

7h  – Largada 2º dia do ENDURO NACIONAL DA POLENTA

7h – Largada CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURO

8h  – Largada MTB

10h – Abertura da Feira da Aventura e Praça de Alimentação

10h – Início Premiação MTB

14  às  17h – Premiação do ENDURO NACIONAL DA POLENTA 

17h – SHOW OSMAR E FÁBIO

20h – Encerramento

Locais de largada e concentração das competições:

CORRIDA DE RUA NOTURNA – 29 de maio | Sexta – Largada Polentão

ENDURO BRASILEIRO DE REGULARIDADE (ENDURO NACIONAL DA POLENTA) –  30 e 31 de maio | Sábado e Domingo – Largada Polentão

3º etapa CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURO, válido também pela 2º e 3º etapa CAMPEONATO CAPIXABA DE ENDURO – 30 e 31 de maio | Sábado e Domingo – Largada Polentão e segue para Pindobas

TRAIL RUN – 30 de maio | Sábado – Largada Polentão

UTV’s – 30 de maio | Sábado – Largada Polentão no retorno, encontra em Pindobas

BIG TRAIL – 30 de maio | Sábado – Largada em Vitória, na BMW, passa em Pindobas e finaliza no Polentão

MTB – 31 de maio | Domingo – Largada no Polentão

CROSS TESTE KIDS (ENDURO)  – 30 de maio | Sábado – Largada em Pindobas

Confira mais Notícias

Polenta Night Run ganha Corrida Kids e reforça proposta familiar nas Montanhas Capixabas

Rio Branco vence Vilavelhense e conquista primeira vitória na Copa ES

Trail Run do 10º Polenta Off Road entra no radar para campeonatos Nacional e Sul-Americano

Abertas as inscrições para o 10º Polenta Off Road em Venda Nova do Imigrante

Inscrições abertas para Corrida Rústica e Corrida Kids em Venda Nova do Imigrante

2ª rodada do Campeonato Municipal de Bocha 2026 será neste domingo (8) em Venda Nova

Reforço inspirado na cultura local chega ao Rio Branco de Venda Nova

Rio Branco de Venda Nova inova com show musical antes e depois da partida