O pequeno Enzo precisa de ajuda. Diagnosticado com paralisia cerebral quando tinha apenas um ano de idade, a criança, que hoje tem dois anos, precisa de um tratamento fisioterápico que pode ajudar no equilíbrio e na locomoção. Enzo nasceu prematuro e chegou a ficar dois meses na Unidade de Terapia Intensiva Infantil. Ele não teve a parte cognitiva afetada, mas a parte motora ficou comprometida, por isso a busca por um tratamento especializado que pode ajudar o pequeno a se desenvolver.
"O tratamento é oferecido em São Paulo e Chapecó, em Santa Catarina. São trabalhos diferentes e estamos avaliando, junto com os médicos, qual o mais indicado para o caso dele. Cada intensivo de 15 dias fica em torno de R$ 12 mil. E ainda não sabemos quantas sessões serão necessárias, de quanto em quanto tempo teremos de levá-lo", explica a mãe de Enzo, Paula Caçandro.
O pequeno já faz acompanhamento pela Apae, em Conceição do Castelo, mas os novos tratamentos, bem mais específicos para o caso dele, podem ajudá-lo a andar.
"Ele já consegue andar apoiado, mas ainda precisa trabalhar o equilíbrio. E isso, conseguimos com essa ajuda profissional especializada. E não adianta esperar pelo SUS, já que é muito demorado. Para ter ideia, estamos desde março esperando por uma órtese para ele, e não há previsão alguma de que ela será liberada. E não podemos esperar, porque este momento é muito especial, todo o cérebro dele está preparado para andar, está buscando isso".
Arrecadação
No próximo domingo (23), amigos e familiares organizaram um grande evento para arrecadação do dinheiro, no Centro de Eventos (Sanfonão), em Conceição do Castelo. O evento começa às 10h com missa. Logo depois, almoço e moda de viola, além de seis shows de bandas regionais. Às 17h, acontece um sorteio de uma motocicleta 0 km. Depois, outras cinco apresentações musicais. As cartelas custam R$ 10.
Quem não pode ir ao evento, mas gostaria de ajudar, pode fazer um depósito bancário na seguinte conta:
Paula R. Caçandro
Banco do Brasil
Conta: 12.609-8
Agência 1.786-8