Geral

Família perde casa em incêndio e precisa de ajuda

* Leandro Fidelis

Uma família de agricultores do Distrito de Alto Caxixe, Venda Nova, perdeu sua casa em um incêndio nesta terça-feira (31), por volta das 3 da tarde. O fogo começou no quarto, supostamente provocado por curto circuito, e em menos de 30 minutos consumiu os móveis e as paredes de madeira. A dona de casa Maria das Graças Ramos Barboza, de 54 anos, e três netos, todos com dois anos, conseguiram fugir a tempo.

A casa fica próxima à Cachoeira dos Cardoso, a seis quilômetros da sede do Distrito. Maria das Graças conta que havia deixado os netos dormindo e estava estendendo roupas no varal, a cerca de 40 metros da casa, quando avistou sinal de fumaça.

Imediatamente a mulher correu até o local, tirou as crianças do quarto e só teve tempo de colocar os colchões para fora do cômodo para evitar que as chamas se espalhassem. O incêndio teria começado em um fio conectado ao aparelho de rádio.

A dona de casa relata o momento de desespero: “As crianças gritavam muito. Só pensava nelas. Quando consegui salvá-las, acabei desmaiando com a pressão alta. Graças a Deus estamos todos vivos”. Uma das crianças, a menina Paloma, sofreu uma pequena queimadura na altura do ombro.

Só a cozinha da casa, de alvenaria, permaneceu de pé. O fogo destruiu ainda duas motoserras e 50 canos de irrigação, que estavam embaixo do alicerce, documentos e R$ 1.500,00 que a família havia guardado para pagar as contas. Os vizinhos ainda tentaram apagar o fogo com baldes d’água, mas as chamas alcançaram metros de altura, segundo relataram os moradores.

Na casa viviam o proprietário, o agricultor Domingos Barboza, o “Nego”, 65, sua mulher e um casal de filhos. Nego é funcionário de Domingos Cesconetto e estava trabalhando na lavoura de tomate quando tudo aconteceu. “Durante o temporal do último domingo, acabou a energia e ficamos assim até ontem (terça). Uma equipe da Escelsa ligou novamente o relógio, mas não sei o que houve”, disse.

Ajuda

A família de Domingos vive há 14 anos na propriedade, que segundo eles, foi comprada com muito trabalho do pai, da mulher e de seus sete filhos. Desde ontem, o agricultor, a mulher, Maria das Graças, e os filhos, que são agricultor e empregada doméstica, estão dormindo na casa de uma filha do casal, no mesmo terreno.

A soma da renda dos quatro moradores da casa que pegou fogo não chega a R$ 600,00 por mês e a família está contando com a ajuda de vizinhos e parentes para ter o que vestir e comer. “Só temos a roupa do corpo. Queria uma outra casa. Falei com um vereador para ver se conseguimos ajuda da Prefeitura”, disse Domingos.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho