Família perde casa em incêndio e precisa de ajuda

* Leandro Fidelis

Uma família de agricultores do Distrito de Alto Caxixe, Venda Nova, perdeu sua casa em um incêndio nesta terça-feira (31), por volta das 3 da tarde. O fogo começou no quarto, supostamente provocado por curto circuito, e em menos de 30 minutos consumiu os móveis e as paredes de madeira. A dona de casa Maria das Graças Ramos Barboza, de 54 anos, e três netos, todos com dois anos, conseguiram fugir a tempo.

A casa fica próxima à Cachoeira dos Cardoso, a seis quilômetros da sede do Distrito. Maria das Graças conta que havia deixado os netos dormindo e estava estendendo roupas no varal, a cerca de 40 metros da casa, quando avistou sinal de fumaça.

Imediatamente a mulher correu até o local, tirou as crianças do quarto e só teve tempo de colocar os colchões para fora do cômodo para evitar que as chamas se espalhassem. O incêndio teria começado em um fio conectado ao aparelho de rádio.

A dona de casa relata o momento de desespero: “As crianças gritavam muito. Só pensava nelas. Quando consegui salvá-las, acabei desmaiando com a pressão alta. Graças a Deus estamos todos vivos”. Uma das crianças, a menina Paloma, sofreu uma pequena queimadura na altura do ombro.

Só a cozinha da casa, de alvenaria, permaneceu de pé. O fogo destruiu ainda duas motoserras e 50 canos de irrigação, que estavam embaixo do alicerce, documentos e R$ 1.500,00 que a família havia guardado para pagar as contas. Os vizinhos ainda tentaram apagar o fogo com baldes d’água, mas as chamas alcançaram metros de altura, segundo relataram os moradores.

Na casa viviam o proprietário, o agricultor Domingos Barboza, o “Nego”, 65, sua mulher e um casal de filhos. Nego é funcionário de Domingos Cesconetto e estava trabalhando na lavoura de tomate quando tudo aconteceu. “Durante o temporal do último domingo, acabou a energia e ficamos assim até ontem (terça). Uma equipe da Escelsa ligou novamente o relógio, mas não sei o que houve”, disse.

Ajuda

A família de Domingos vive há 14 anos na propriedade, que segundo eles, foi comprada com muito trabalho do pai, da mulher e de seus sete filhos. Desde ontem, o agricultor, a mulher, Maria das Graças, e os filhos, que são agricultor e empregada doméstica, estão dormindo na casa de uma filha do casal, no mesmo terreno.

A soma da renda dos quatro moradores da casa que pegou fogo não chega a R$ 600,00 por mês e a família está contando com a ajuda de vizinhos e parentes para ter o que vestir e comer. “Só temos a roupa do corpo. Queria uma outra casa. Falei com um vereador para ver se conseguimos ajuda da Prefeitura”, disse Domingos.

Confira mais Notícias

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho

Delegacia de Venda Nova do Imigrante lança cartilha com dicas de prevenção a golpes e estelionatos

30º Festival de Inverno de Domingos Martins entra na reta final com shows de 14 Bis, Dona Fran e Macucos

Espírito Madeira marca presença na ES Construção Brasil para destacar inovação e sinergia com a construção civil