A Escola Estadual Pedreiras, em Domingos Martins, desenvolveu uma atividade diferente que tem, inclusive, mudado hábitos entre as famílias dos alunos. É a decoração de bolsas ecológicas, feitas pelos estudantes da sala de recursos, e que são usadas para ir às lojas e aos mercados.
A ação faz parte do projeto Reciclagem, que será trabalhado durante todo o ano letivo pelas turmas da escola. Cada professor inclui o tema em suas aulas, com o apoio de textos e atividades diferenciadas.
Na sala de recursos – que atende alunos de educação especial em horário diferente ao das aulas regulares – a professora Sandra Canal, com a ajuda das professoras do ensino regular e de Libras, optou por desenvolver a decoração das bolsas ecológicas.
Vimos que eles têm grandes habilidades artísticas e são muito bons com pintura e desenho, disse. Ela frisou que outra motivação é o fim da distribuição das sacolas plásticas pelos supermercados de Vitória, que deve ser implantada a partir de julho.
Comunidade
Sandra relatou ainda que as bolsas, feitas com a ajuda de pessoas da comunidade, foram distribuídas entre as famílias dos estudantes e já se tornaram conhecidas no comércio local, despertando o interesse da população. As mães estão fazendo compras no supermercado da vizinhança com elas. Já fomos até procuradas pelos comerciantes para darmos continuidade ao projeto e fazermos mais bolsas. Agora estamos estudando a possibilidade de fazermos parceria para produzirmos mais, contou.
A professora reforçou que a preocupação com o meio ambiente é um tema do cotidiano, não só da escola, mas também da comunidade. Temos aqui perto o Parque Estadual da Pedra Azul e, pela presença dessa área de preservação, a nossa comunidade desenvolveu essa cultura de cuidar bem da natureza. Essa iniciativa contribui com esse pensamento, concluiu Sandra.
Saiba mais
A partir de julho, as sacolas plásticas deixarão de ser distribuídas nos supermercados de Vitória. As embalagens serão substituídas por outras do tipo retornáveis e ecologicamente corretas, conhecidas como ecobags.
A ação é fruto de um termo de compromisso assinado entre o Ministério Público Estadual e a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps). A partir da experiência da Capital, o projeto deve ser expandido para todo o Estado.