As notas do Enem e a renda familiar do estudante serão usadas para classificar os interessados – Foto: Reprodução/Flickr/Creative Commons |
![]() |
* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) abriu chamada para seleção de bolsistas do Programa Nossa Bolsa para concessão de bolsas-dedicação. Os alunos que atenderem aos requisitos receberão auxílio de R$ 300 por trimestre para que possam se dedicar aos estudos. As inscrições vão até 30 de setembro.
Podem se inscrever alunos com bolsa integral concedida pelo Programa e que tenham sido selecionados nos editais Fapes 11/2010, 14/2011, 27/2012 e 12/2013. O edital de bolsa-dedicação é voltado para estudantes dos cursos de engenharias, ciência da computação, medicina, odontologia, enfermagem, farmácia e fisioterapia. Todos devem ter duração mínima de oito semestres. Outra exigência é não ter vínculo empregatício e não receber outro subsídio além do concedido pelo Programa.
Para oferecer as bolsas, a Fapes usará uma fórmula que considera a nota do Enem utilizado pelo candidato no ato da inscrição no Programa Nossa Bolsa e sua renda familiar. Pela regra do cálculo, quanto maior a nota no Enem e menor a renda per pessoa do grupo familiar, mais chances o aluno terá de ser contemplado pelo bolsa-dedicação. Serão concedidas até 120 bolsas.
Para se inscrever, o interessado deve acessar o site do Programa Nossa Bolsa. Clique aqui para visitá-lo. O edital da bolsa-dedicação está disponível aqui.