Em Venda Nova do Imigrante, cerca de 90% dos moradores foram vacinados contra a febre amarela. O número foi apurado pela Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, todos os residentes de áreas de bloqueio de transmissão da doença receberam a imunização. A cidade foi citada em recomendação do Ministério Público Federal do Espírito Santo (MPF/ES), mas as providências pedidas pelo órgão já foram tomadas.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Tadeu Sossai, para chegar ao alto número de pessoas atendidas, foi preciso bastante trabalho. “Todos aqueles que puderam ser vacinados com a busca ativa, ou seja, passando de casa em casa, inclusive no interior, foram imunizados”, explica Tadeu.
Durante o mês de janeiro, o município realizou uma extensa campanha de prevenção à febre amarela, atendendo não apenas aos moradores de Venda Nova, mas também pessoas de fora da cidade. Para isso, foi montada estratégia que abrangeu servidores, voluntários e até funcionários que deixaram as férias para colaborar.
O trabalho deu resultado. “Esses 90% de cobertura são referentes aos moradores de Venda Nova e estão acima dos 80% exigidos pela Secretaria de Estado da Saúde”, comenta Sossai. É importante lembrar que nem todas as pessoas podem receber a dose. Se você ainda não foi vacinado, procure sua unidade de saúde.
Município já cumpriu recomendação do MPF/ES
Venda Nova recebeu, nesta semana, uma correspondência do MPF/ES, endereçada a mais 19 municípios e à própria Secretaria de Estado da Saúde, recomendando elaboração de plano de atendimento à população que deseja receber a vacina contra a febre amarela.
A prefeitura vai responder à correspondência informando já ter elaborado e executado plano de vacinação. A cidade também enviará documentos que comprovam a imunização dos moradores.
Fonte e foto: asscom/PMVNI