Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

A terceira edição da Espírito Madeira – Design de Origem promete reforçar ainda mais o papel estratégico da cadeia produtiva da madeira na economia capixaba. O evento, que acontece de 11 a 13 de setembro, em Venda Nova do Imigrante, nas Montanhas Capixabas, reunirá empresas, profissionais e especialistas de diversos estados brasileiros para discutir as inovações do setor madeireiro, apresentar novas tecnologias e fortalecer o diálogo entre design, arquitetura e indústria.

Segundo Paula Maciel, uma das organizadoras da Feira, o Espírito Santo vive um momento crucial para o futuro do setor. “Nós temos um desafio de abastecimento de madeira para indústria já a médio prazo. Estamos com sinal de alerta aceso de que precisamos começar plantios imediatamente para não termos problemas maiores daqui uns anos”, afirma.

Além de ser uma vitrine para as tendências em design e arquitetura, a Espírito Madeira deste ano traz um diferencial importante: a apresentação de equipamentos internacionais de alta tecnologia, vindos do Canadá e da China, voltados para serrarias e marcenarias. A proposta é elevar a produtividade do setor e oferecer aos expositores e visitantes soluções modernas para os desafios atuais da indústria da madeira. A presença desses equipamentos mostra a preocupação da organização em inserir o Espírito Santo em um contexto global de inovação industrial.

Outro destaque desta edição é a participação de vários estados brasileiros como expositores, o que amplia o potencial de networking e de troca de experiências entre os diferentes elos da cadeia produtiva. Serão apresentados módulos construtivos inovadores, que refletem a tendência mundial de construções mais limpas, ágeis e sustentáveis. “A madeira acaba estando presente, talvez não tanto na parte estrutural, mas como acabamento, no aconchego”, destaca Paula, ao comentar o papel versátil deste insumo renovável também nos projetos da construção civil moderna.

A Feira também reservará espaço especial para a apresentação de novas espécies de madeiras nativas e exóticas, disponíveis em volume suficiente para atender a demanda produtiva da indústria. O objetivo é aproximar arquitetos, designers e construtores desses materiais, ampliando o repertório de possibilidades para especificação em projetos de interiores e mobiliário. A iniciativa visa valorizar o uso consciente e qualificado das madeiras brasileiras, aliando inovação, design e sustentabilidade.

Com uma programação robusta e cheia de novidades, a Espírito Madeira- Design de Origem 2025 se consolida como um dos principais eventos do setor no país. Mais do que um espaço para negócios, a Feira se torna palco estratégico para a discussão de soluções sustentáveis e tecnológicas que vão definir os rumos do mercado madeireiro capixaba nos próximos anos.

“A economia capixaba depende desse insumo produtivo renovável e sustentável”, reforça Paula Maciel, sintetizando a importância desta cadeia produtiva para o presente e o futuro da região.

Serviço:

3ª Feira Espírito Madeira- Design de Origem

Dias 11, 12 e 13 de setembro de 2025

Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES)

Realização: Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau

Mais informações: www.espiritomadeira.com.br

Instagram: @espiritomadeiraoficial

*Entrada gratuita

Confira mais Notícias

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho

Delegacia de Venda Nova do Imigrante lança cartilha com dicas de prevenção a golpes e estelionatos

30º Festival de Inverno de Domingos Martins entra na reta final com shows de 14 Bis, Dona Fran e Macucos

Espírito Madeira marca presença na ES Construção Brasil para destacar inovação e sinergia com a construção civil

Trilha para piscinas naturais do Parque Estadual da Pedra Azul é temporariamente interditada