A nona edição da Feira Tecnológica de Produção de Café com Qualidade (Qualicafé) vai até amanhã (14) em Venda Nova do Imigrante. Um dos principais temas do evento é a renovação e recuperação de cafezais nas regiões de montanha. Simultaneamente, acontece a 11ª Feira do Agronegócio Hortícola do Estado do Espírito Santo- Hortifeira com palestras, minicursos, estandes, oficinas e apresentações culturais.
As duas feiras são realizadas no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o "Polentão", têm o apoio do Governo do Espírito Santo – por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) –, do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Espírito (Sebrae), e são organizadas pela Prefeitura do município.
No primeiro dia de feira, ontem, os participantes conheceram técnicas para produção de um café com maior qualidade e formas de licenciamento de unidades de beneficiamento– processo que garante maior valor agregado ao produto. Questões sobre renovação e recuperação de cafezais nas regiões de montanhas, tendências para o mercado de café e phoma no café serão ministradas nas palestras.
Nesta sexta-feira (13), integrado à programação da Hortifeira, serão abordados assuntos como a cultura do tomate: “Fusarium 3, Ameaças, Desafios e Perspectivas”. Logo após, será realizado um dia de campo, na propriedade de Paulo Uliana, em Alto Caxixe. A cultura do citrus também está na pauta deste dia, com a palestra “HLB (Greening) – Séria ameaça para a Tangerina Ponkan das Montanhas Capixabas”.
O engenheiro agrônomo Agno Tadeu da Silva, extensionista do Incaper de Venda Nova do Imigrante, destacou a importância das palestras para os produtores. “Durante o evento eles terão oportunidade de obter informações que vão ajudar em seus cultivos. Por exemplo, nós não temos caso de HLB (Greening) no Estado, mas eles já vão adquirir o conhecimento para combater caso tenhamos algum problema no futuro”, afirmou.
O turismo entra em pauta nas palestras de sábado (14), quando serão abordados os temas “Sensibilização para o turismo rural” e “Turismo de aventura: panorama atual e potencialidades”. No mesmo dia, serão realizadas oficinas para o bem estar da mulher rural com os temas: “Artesanato em palha de milho”, “Massagem Terapêutica”, “Unha decorada” e “Maquiagem”.
Serviço:
9ª Qualicafés / 11ª Hortifeira
Data: 12, 13 e 14 de abril
Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman – Venda Nova do Imigrante
Programação
Sexta-feira (13)
13h30min – Formação para profissionais de assistência social de Venda Nova do Imigrante
15 horas – Abertura dos estandes
15 horas – Palestra: Fusarium 3: Ameça, desafios e perspectivas
16 horas – Dia de campo tomate – Nova variedade com mais vigor e resistência – segurança para o trabalhador
17 horas – Palestra: Pagamento por Serviços Ambientais em Alto Bananeiras
17h30min – Feira da agricultura familiar
18horas HBL (Greening) – Séria ameaça para tangerina Pokan das Montanhas Capixabas
21 horas – Moda de viola
22 horas – Sorteio de brindes
23 horas – Encerramento das atividades do dia
Sábado (14)
14 horas – Abertura dos estandes
14 horas – Palestra: Quem é o trabalhador rural na Previdência Social
14 horas – Oficinas:
Artesanato em palha de milho;
Massagem terapêutica;
Unha decorada;
Maquiagem
16 horas – Palestra: Sensibilização para o turismo rural
18 horas – Palestra: Turismo de aventura: Panorama atual e potencialidades
20 horas – Música ao vivo
22 horas – Sorteio de brindes
23 horas – Encerramento do evento