* Edimara Garbelotto
(edimara@radiofmz.com.br)
Cantarola italiana, sorteio de brindes e diversificação dos produtos são algumas das estratégias da Associação da Feira Livre da Agricultura Familiar para cativar o público frequente da feira, e também atrair novos clientes. Para 2013, já está cotado o ingresso de dois novos associados, com produtos inéditos à venda, gerando expectativas de aumento de público. A novidade ficará por conta de uma barraca de flores, sob a administração do produtor José Poleto, de São José do Alto Viçosa, além da venda de pamonha.
De acordo com a economista doméstica da Secretaria Municipal de Agricultura, Renata Carnielli, o público da feira tem se diversificado, e os turistas já são considerados uma grande parcela dos clientes. “O fato de a feira ser às sextas-feiras à tarde atrai a vinda de turistas que estão visitando a cidade e vão à feira para conhecer nossos produtos”, comentou.
Além do público assíduo, composto principalmente por servidores da Prefeitura Municipal que recebem o tíquete feira, a associação tem promovido todos os meses, sorteio de brindes e apresentações culturais como cantarola italiana, para tornar o ambiente de feira atrativo e ganhar o gosto do público.
Para a presidente da associação, Marlene Sossai, é preciso inserir na cultura de Venda Nova o hábito de ir à feira, o que não existia no município. “Estamos inserindo na feira shows e outros eventos para atrair mais pessoas à feira, e despertar nelas a curiosidade de conhecer a produção de nossos feirantes, que vem aumentando”, destacou.
Para o dia 27 de março, último dia de feira antes da páscoa, está previsto o sorteio de cestas de páscoa com produtos caseiros fabricados pelos feirantes.
Hoje a feira conta com 28 barracas e 32 associados, com vendas que vão de frutas e hortaliças, queijos e derivados, produtos da agroindústria, até objetos de artesanato.