Em sua 4ª edição, a Feira Sabores da Terra vai levar à Praça do Papa expositores de 10 regiões do Espírito Santo, que vão mostrar na Capital os produtos e serviços do agronegócio capixaba. O evento, que é aberto ao público, será realizado de 13 a 16 de junho, por intermédio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Sebrae.
Será realizado um verdadeiro tour pelo Espírito Santo, por meio de apresentações culturais e degustação de produtos do interior – com ingredientes típicos capixabas. Ilhas de artesanato, gastronomia, fruticultura e flores são destaques deste ano. No total, 630 empreendedores rurais participam desta edição.
Enio Bergoli, secretário de Estado da Agricultura, afirma que a Feira é a oportunidade para o capixaba, que reside na Grande Vitória, conhecer, apreciar, degustar, comprar e valorizar toda diversidade dos produtos típicos do interior. “Além de deliciosos produtos de origem animal e vegetal, processados ou não, o campo apresentará para a região metropolitana a riqueza e a qualidade do artesanato rural, flores, produtos orgânicos, licores e bebidas regionais”, disse o secretário.
Evento estimula o agronegócio no Estado
Ainda de acordo com o secretário Enio Bergoli, o agronegócio é um setor relevante e importante para todos os municípios do interior capixaba. Em 80% deles é o principal segmento na geração de emprego e renda. O Estado reúne mais de 1,2 mil agroindústrias de micro e pequeno porte, a maioria com gestão familiar, que utilizam matérias primas oriundas da agropecuária.
“Nas agroindústrias são feitos os produtos típicos regionais, em grande parte associados ao agroturismo, como o socol, queijos variados, embutidos de carnes, pães e biscoitos, derivados do mel, cachaça, compotas e conservas. A Feira Sabores da Terra é ideal para estimular as potencialidades desse setor na Capital”, explica.
Minicursos gratuitos
O organizador do evento, Ademir Dadalto, confirma que neste ano a Sabores da Terra, em parceria com o Senar irá oferecer minicursos profissionalizantes de culinária. “Nos quatro dias, os visitantes poderão aprender receitas de salgados, empanados, tortas e caldos com tilápia. Com o que aprenderem no treinamento, os visitantes poderão usar em casa ou no próprio comércio, garantindo mais uma fonte de renda”, destaca Dadalto.
Pronova vai servir café
A Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo- Pronova vai participar da 4ª Feira Sabores da Terra, levando os seus cafés especiais até o público. Durante o evento, será possível encontrar no espaço da Pronova as embalagens de café torrado e moído de 500 gramas. A equipe da Cooperativa vai se revezar no atendimento.Oficinas de trabalho artesanal e arranjos florais são outras atrações do evento. As inscrições para os cursos são gratuitas.
21 anos do agroturismo capixaba
Os 21 anos do agroturismo capixaba serão comemorados na Feira. Neste sábado (15) autoridades e instituições que ajudaram a disseminar a importância do turismo rural serão homenageadas. Famílias de Venda Nova do Imigrante, berço da atividade no Estado, também serão prestigiadas.
Serviço:
A Feira ‘Sabores da Terra’ está aberta ao público de 13 a 16 de junho, na Praça do Papa, em Vitória.
Dia 13, quinta feira: 18h às 22h
Dia 14, sexta feira: 16h às 22h
Dia 15, sábado: 10h às 22h
Dia 16, domingo: 10h às 18h
Local: Praça do Papa – Vitória/ES
* Leia também: Geleias de morango orgânico de Pedra Azul vão estar na 'Sabores'