FMZ A Rádio
da Família

Festa da Penha em Pindobas se mantém firme na tradição

•Por Leandro Fidelis

No domingo ou na segunda, a Festa de Nossa Senhora da Penha, em Pindobas, se mantém firme na tradição religiosa que tem mais de 100 anos. Hoje (30) pela manhã, dezenas de devotos acompanharam a missa em homenagem à padroeira do Espírito Santo.

A programação, dividida em ritos religiosos, competições esportivas e atrações festivas, vai até amanhã na comunidade localizada a 9 km de Venda Nova. A segunda-feira (31) é o dia dedicado à santa e contará com missa às 19h. O evento é realizado pelo Conselho Comunitário.

Este ano, os devotos foram até Pindobas ver a imagem da santa pela última vez antes da restauração. Ela será encaminhada para Vitória, onde técnicos da Ufes vão descascá-la e recuperá-la num prazo de um ano.

A comunidade vai bancar o serviço e pretende levantar os fundos com uma campanha de doações junto aos fiéis nas missas de domingo e segunda. Metade dos recursos da festa deste ano também será para este fim.

A imagem, vinda de Portugal, foi presente de Luiza Giasete Cola, esposa de Nicolau Cola, logo após a conclusão da capela, em 1894. De acordo com Joventino Bissoli, do Conselho Pastoral, nesses mais de cem anos é a primeira vez que passa por restauração.

Fé que se explica

Leia depoimentos dos devotos sobre Nossa Senhora da Penha.

Isaura Peisino, 57 anos, costureira, conta que foi operada cinco vezes de um problema no dedo da mão, mas não melhorou. Até que uma tia fez promessa à santa e, curada, virou devota. “Há 45 anos rezo o terço na véspera da festa e venho aqui no dia trazer um dízimo à comunidade”.

Egílio Fiores, 70, aposentado. “Fiquei doente aos 18 anos. Fui ao convento da Penha em Vila Velha e recebi uma graça de Nossa Senhora. Me sinto muito feliz e todos os anos participo da festa junto com meus filhos”.

Madalena Andrião, 44, dona de casa. “Desde que nasci essa santa acompanha a minha vida. Ela está em primeiro plano em tudo na minha família”.

– Veja neste site Galeria de Fotos com imagens da Festa de Nossa Senhora da Penha em Pindobas!

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´