A tradicional Festa da Polenta de Venda Nova do Imigrante não realizará sua 48ª edição em 2026. A decisão foi tomada na noite de quarta-feira (13), durante Assembleia Ordinária da Associação Festa da Polenta (Afepol), em razão das obras de reconstrução do Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, onde o evento é realizado há mais de 30 anos. Neste ano, a Festa da Polenta ocorreria de 9 a 18 de outrubro.
A organização avaliou que o espaço não apresentará as condições necessárias para receber o público com a estrutura adequada para um evento desse porte. Apesar de a conclusão da parte estrutural estar prevista para o dia 21 de agosto, caso o cronograma siga sem atrasos, as obras vão além da cobertura e do fechamento do galpão, conforme relataram fontes presentes na assembleia.
De acordo com o presidente da Afepol, Tarcísio Caliman, a decisão foi tomada de forma responsável, considerando a impossibilidade de acolher moradores e turistas com o padrão de qualidade que sempre caracterizou a festa. “A Festa da Polenta sempre teve o compromisso de receber bem o público, valorizar nossa cultura e proporcionar uma experiência segura e organizada. Neste momento, entendemos que não seria possível acolher os visitantes da maneira como sempre fizemos, mesmo com o empenho do Poder Público. Por isso, a alternativa mais prudente foi cancelar a realização do evento neste ano, até porque se trata de uma obra grandiosa, compatível com o tamanho da Festa da Polenta. Essa decisão também demonstra respeito aos voluntários”, declarou.
Promovida sem interrupções desde 1979, a Festa da Polenta terá, em 2026, a primeira edição cancelada de sua história. Durante a pandemia de COVID-19, o evento chegou a ser adaptado: em 2020, ocorreu de forma virtual após decisão judicial, e, em 2021, foi realizado com capacidade reduzida de público.
Durante a assembleia, a diretoria explicou que a escolha de não promover a festa neste ano ocorreu devido ao tempo necessário para concluir essas etapas complementares. Também foi debatido que, mesmo após a finalização da estrutura principal, a execução dos demais projetos ainda dependerá de trâmites administrativos, como processos licitatórios, que podem levar entre 45 e 60 dias.
Diante desse cenário, a organização concluiu que não haveria prazo suficiente para deixar o espaço preparado dentro do padrão exigido para um evento do porte da Festa da Polenta. Além disso, foram mencionadas outras necessidades relacionadas ao complexo cultural e histórico da festa, incluindo melhorias no Museu do Padre Cleto e em espaços tradicionais ligados à memória da imigração italiana no município, como a Casa do Nonno e a Casa da Nonna.
Segundo informações apresentadas na reunião, essas intervenções só poderão avançar após a conclusão da etapa estrutural da obra principal. Com isso, a organização entendeu que a medida mais adequada seria não realizar a Festa da Polenta em 2026 e direcionar os esforços para eventos menores. A Serenata Italiana, por exemplo, está mantida na programação e será realizada no fim de julho.
As obras no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman são financiadas com recursos do Governo do Estado, enquanto a execução e a administração do contrato estão sob responsabilidade da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, responsável por receber os repasses estaduais e conduzir a intervenção
Com informações da Conexão Safra.