FMZ A Rádio
da Família

Festa da Polenta: 26 mil em 3 dias

Os três dias da 28ª Festa da Polenta, em Venda Nova, contaram com um público de cerca de 26 mil, segundo estimativas da Associação Festa da Polenta- Afepol. O evento começou sexta e foi até domingo no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”.

A chuva do fim de semana não tirou o brilho da maior festa da cultura italiana no Espírito Santo. Muito pelo contrário. O público (moradores e turistas) curtiu atrações das mais variadas, desde a música até passeios a cavalo.

Sem contar as inovações: teve tombo da polenta à noite, desfile e corte do queijo gigante e uma Casa da Nonna e um Paiol do Nonno muito procurados por causa dos shows de concertina e degustação de cachaça e lingüiça, respectivamente.

O presidente da Afepol, Tarcísio Caliman, disse que as atrações procuram resgatar os costumes dos imigrantes italianos, colonizadores de Venda Nova. Um exemplo é o Paiol do Nonno, onde se pode debulhar milho. “Nós do interior convivemos com isso, mas quem mora em cidade grande vê a vida na roça com outros olhos, como atração turística”.

A programação começou com entrega da “Comenda Padre Cleto Caliman” e desfile de eleição da Rainha e terminou com o forró de Os Carreteiros. Durante esses dias, mais de 700 voluntários se doaram para o trabalho na cozinha, no bar, na limpeza e organização em geral. O voluntariado é o maior orgulho da comunidade e a marca da Festa da Polenta.

Nos próximos dias, uma assembléia decidirá a distribuição dos recursos do evento para as entidades filantrópicas locais.

Fernanda Altoé é a nova rainha

A estudante Fernanda Zandonade Altoé, 18, é a mais nova representante da cultura italiana de Venda Nova. Depois de mostrar desenvoltura e simpatia para os jurados, foi eleita Rainha da Festa da Polenta. Tarciana Brambilla Bernabé e Fernanda Vazzoler Caliman são as 1ª e 2ª princesas, respectivamente. Ao todo dez candidatas concorreram ao título. Uma curiosidade sobre a rainha e a 2ª princesa, além do mesmo nome, é que ambas são sobrinhas-netas de padre Cleto Caliman, criador da Festa.

Ragazzi grava DVD e confirma preferência

Sempre esperados na Festa, o grupo sulino Ragazzi Dei Monti gravou um DVD ao vivo durante o evento. Com um repertório folclórico e romântico italianos, os músicos contagiaram uma multidão nas duas apresentações, uma no sábado e outra no domingo. O casal de vocalistas mais uma vez deru um show à parte.

– O vendanovense Toni Boni, por sua vez, lançou seu 2º CD na ocasião da Festa. Os exemplares de “Il Ballo Dei Nonni- vol.2” foram vendidos no Centro de Eventos e estão nas lojas especializadas e pontos turísticos de Venda Nova. A vocalista Solange mostrou talento nas apresentações, sempre na hora do almoço.

Sucesso de Sérgio Reis durante o ‘tombo’

Um dos momentos mais empolgantes da 28ª Festa da Polenta foi na noite de sábado. O cantor Sérgio Reis, que se apresentava no palco “concha”, deixou o local e foi até a panela gigante para acompanhar o tombo da polenta. Para delírio dos fãs, o sertanejo cantou seu maior sucesso: “[i]Panela Velha[/i]”. Fontes próximas à organização da Festa garantem que o cantor prometeu voltar a Venda Nova no próximo ano, independente de se apresentar no evento.

* Publicada em 17/10/2006

Confira mais Notícias

Cultura

Venda Nova recebe a peça “Janelas” neste domingo (3); entrada será gratuita!

Cultura

Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção abra vagas para novos participantes

Agenda cultural

Venda Nova do Imigrante lança Calendário de Eventos 2024 com novidades

Venda Nova

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

Cultura

Prefeitura de Venda Nova reabre editais da Lei Paulo Gustavo

37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe

Venda Nova

37ª Festa do Tomate começa nesta sexta-feira (26) em Alto Caxixe

Festa do Socol, em Venda Nova do Imigrante, já está com data marcada