Cultura

Festa da Polenta diversifica lembrancinhas

Quem quiser prolongar o prazer de curtir a cultura italiana da Festa da Polenta, além de fotos e boas histórias, terá este ano mais opção de souvernir para levar para casa. Cerca de 15 variedades será ofertada no bazar da Casa da Nonna, estrutura que é uma réplica das moradias no início da colonização do imigrante italiano em Venda Nova. A Festa agendada para os dias 10, 11 e 12 de outubro aposta nas lembrancinhas como mais um produto de marketing e fonte de renda.

O novo portifólio de souvernir está sob a responsabilidade da vice-presidente da Associação Festa da Polenta – Afepol, Marli Zandonadi, e das coordenadoras da Casa da Nonna Vânia Delpupo e Mônica Caliman. Na última segunda-feira, Marli e Vânia apresentaram algumas das propostas e explicaram que o aumento da oferta é conseqüência da grande procura no ano passado, quando várias peças acabaram na primeira noite de festa.

Novidades

Além das variedades anteriores, as taças de cristais, as canecas de louça e as jaquetas personalizadas prometem ser as vedetes deste ano. Devido ao sucesso do ano passado, serão feitas 2.000 taças de vidro, sendo a metade com a logomarca dos 30 anos e a outra com a da Afepol. Também serão confeccionados 1.500 aventais, 500 boinas típicas, 200 copos de cachaça, 1.500 chaveiros, 1.500 camisas, dentre outras peças.

“No ano passado foi um sucesso imenso. A loja foi montada na Casa da Nonna e vendeu todas as camisas, canecas de café, taças, bonés, aventais… Tive que tirar o meu avental e vender, pois o público queria e não tinha mais”, ilustra Marli. O grande interesse do público, na avaliação dela, fez a organização despertar para este filão.

A loja continuará anexa à Casa da Nonna, pois a maioria das peças está ligada aos costumes da cozinha. Vânia explica que também continuam o cafezinho, a polenta brustolada e outras delícias típicas servidas na cozinha da nonna. “O local continua sendo um ponto de encontro de quem gosta de sentar, tomar um cafezinho e bater um papo. Como nos velhos temos, este é o espírito da Casa da Nonna: acolher”.

Logomarca

A logomarca de 30 anos da Festa da Polenta é um trabalho da artista plástica vendanovense Rosana Paste, que é diretora do Departamento Cultural da Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes. Um dos indicativos do aniversário do evento, a logomarca acompanha todo material de divulgação da Festa e parte dos souvernirs.

No ano em que a festa completa um número redondo, o principal objetivo da atual diretoria é fortalecer os propósitos do evento: difundir a cultura herdada dos primeiros imigrantes italianos, aprimorar o voluntariado e também a organização da instituição Afepol.

A programação está praticamente fechada e a atual diretoria resolve pontos sobre questões paralelas, o aprimoramento de gestão da associação e também estratégias de marketing eficazes, como a pesquisa a ser aplicada em parceria com a Univeneto.

“Todas as ações da Festa seguem neste sentido. É preciso preparar um evento para receber as famílias, divulgar nossa cultura, fortalecer a marca Festa da Polenta junto à mídia e aos patrocinadores”, salienta o presidente José Luiz Moysés. No entanto, de acordo com ele, todas estas ações precisam ser orquestradas com o movimento do voluntariado, peça fundamental da engrenagem de caráter filantrópico e cultural.

Programação

Dentre todo o universo de atrações típicas, continuarão a figurar a banda “Ragazzi Dei Monti” e os talentos locais como o Grupo de dança “Granello Giallo” e banda “Toni e Boni”. Paralelas à programação dos palcos principais, o Paiol do Nonno também vai oferecer atrações com o “Baile de Tuia”. Já a da Casa da Nonna, onde é possível apreciar as réplicas de uma cozinha típica e da sala de bordados, vai repetir a fórmula do ano passado: ausência de shows para manter o ambiente calmo e de aconchego.

A atração nacional será a banda mineira 14 Bis. Lex Luthor, que tem grande apelo na região, também vai subir ao palco. De acordo com Marli faltam só alguns detalhes para que a programação seja divulgada na íntegra. O queijo gigante, este ano produzido no laticínio da Aagrope em parceria com o Pindobas, e o tombo da polenta continuam sendo as grandes estrelas do evento.

* Fonte: Site Festa da Polenta

Confira mais Notícias

Coral italiano celebra 150 anos da imigração com concerto em Venda Nova

Venda Nova abre chamamento público para seleção de expositores da Vila de Natal 2025

Zé Ramalho é destaque no segundo fim de semana da 47ª Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante

47ª Festa da Polenta celebra a cultura vendanovense com atrações musicais, gastronomia e shows nacionais

Venda Nova recebe apresentação de pianista japonesa e cantor norte-americano nesta sexta-feira (26)

Religião

Vendanovense é ordenado diácono permanente da Diocese de Cachoeiro

Recursos

Seminário vai capacitar fazedores da cultura para o 2º ciclo da Lei Aldir Blanc

Morango do amor divide espaço com tortas gigantes em tradicional festa do ES