Festa da Polenta leva 35 mil pessoas a Venda Nova

A disputa pelo melhor ângulo para registrar o Tombo da Polenta. O desfile e o corte do Queijo Gigante. A expectativa para o anúncio da Rainha. O forró e as curiosidades do Paiol do Nonno. As vovozinhas bordando na Casa da Nonna. A vibração do público com a música de Emmerson Nogueira. Os calorosos aplausos no fim dos shows do Ragazzi Dei Monti.

Esses foram alguns dos momentos marcantes da 32ª Festa da Polenta, que levou mais de 35 mil pessoas para Venda Nova do Imigrante no último fim de semana. O evento mais uma vez trouxe uma programação com música, delícias da culinária e as tradições da cultura do imigrante italiano, fortalecendo o objetivo de aliar diversão e cultura.

O Tombo da Polenta continua como um dos momentos preferidos do público. Cada vez que é feito o anúncio de que o panelão vai despejar os 1.200 quilos de polenta, muita gente busca um lugar para registrá-lo, em foto ou vídeo. O corte do Queijo Gigante também atrai os olhares e os flashes dos visitantes.

Aliás, uma das coisas que mais vistas durante os três dias de Festa da Polenta são pessoas fazendo fotos e vídeos, com máquinas fotográficas, filmadoras e celulares. As danças típicas, as atrações musicais, as curiosidades do Paiol do Nonno, as vovozinhas da Casa da Nonna, a Rainha e as Princesas e muito mais são registrados pelo público, que fica encantado com tudo o que o evento oferece.

Panelaço repete sucesso

Depois de três dias de muito trabalho, os voluntários de diferentes equipes repetiram uma ação que já vem se tornando atração da Festa da Polenta: o “Panelaço” do domingo. Com panelas, colheres e outros utensílios em mãos, eles passaram pela multidão que curtia o show do Ragazzi Dei Monti, fazendo muito barulho. O roteiro, que até 2009 ficava só no galpão da cozinha, neste ano incluiu o Paiol do Nonno, onde um grande público curtia os shows.

Paiol do Nonno e Casa da Nonna encantam público

Mantendo as tradições do início da colonização italiana, o Paiol do Nonno e a Casa da Nonna foram atrações que encheram os olhos dos visitantes. No Paiol, todo reformado, a decoração com cachos de banana, ninhos de passarinho e o moinho de boi que mói cana eram assuntos comentados por quem passava pelo local. A programação paralela, com muito forró, agradou o público, que lotou a pista de dança nos três dias.

Na Casa da Nonna, os costumes das mulheres nos primeiros anos da imigração, chamavam a atenção do público. As nonnas que fazem bordado, ao vivo, são solicitadas para fotos, e como boas vovós, atendem aos pedidos dos “netinhos” que querem levar uma lembrança. Na cozinha, o café, a polenta, e os biscoitinhos feitos na hora foram uma atração à parte e ajudam a matar a fome.

Oito mil cantam com Emmerson Nogueira

O show do cantor Emmerson Nogueira lotou o Centro de Eventos no último sábado (09). Mais de oito mil pessoas curtiram o repertório de clássicos internacionais, que incluiu Rod Stwart e Eric Clapton, entre outros nomes da música. Em vários momentos, o público cantou junto com o mineiro, que também mostrou toda sua habilidade com seus solos de violão.

Também na parte musical, os gaúchos do Ragazzi Dei Monti mostraram que são a cara da Festa da Polenta. Nas duas apresentações do grupo, no sábado e no domingo, o público não parou um minuto, empolgado pelo repertório e pela alegria dos componentes. Quem ficou na frente do palco, dançou, pulou e criou coreografias, deixando todos muito animados.

Fila no domingo

Com um público de mais de 19 mil pessoas apenas no domingo, uma grande fila se formou para o almoço com o prato típico. “Estamos sempre preparados para atender bem a 28 mil pessoas. O aumento do público além do que esperávamos extrapolou nossa capacidade de bom atendimento”, avaliou o presidente da Associação Festa da Polenta- Afepol, José Luiz Moysés.

“No geral, as pessoas entenderam o que aconteceu. Ficamos preocupados e pedimos desculpas a todos”, completou Moysés.

Na avaliação do presidente da Associação Festa da Polenta- Afepol, José Luiz Moysés, o público ultrapassou o que era previsto. “Estamos sempre preparados para atender bem até 28 mil pessoas. Este ano, tivemos uma acréscimo de quase 7 mil visitantes além dessa capacidade”, declarou.

* Veja mais imagens na Galeria de Fotos do site!

Confira mais Notícias

Documentário revela a vida e o legado de Padre Cleto Caliman

Músico Makson Côra lança mais quatro músicas autorais em novo EP

Encerramento da oficina de Bauernmalerei celebra tradição e cultura em Domingos Martins

Paróquia São Pedro realiza programação natalina em Venda Nova do Imigrante

Comunidade Santa Teresinha, em Venda Nova, realiza leilão beneficente neste domingo (8)

Governo do ES lança Editais da Cultura 2024 com investimento de R$ 33,3 milhões

Livro conta a história dos 45 anos das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova

Natal de Domingos Martins terá neve artificial e diversas atrações