Começa nesta quinta-feira (31) a 11ª Festa do Café Arábica, na comunidade da Bateia, área rural de Castelo. A localidade é famosa pela produção de cafés especiais e promete fazer uma festa com novo formato de programação. A novidade desta edição é o concurso de cafés, em que produtores de várias comunidades vão ter amostras provadas e classificadas por degustadores renomados.
A competição, chamada de "Concurso de Microlotes" vai acontecer na sexta-feira (1º) e reunirá 60 cafeicultores das comunidades da Bateia, Córrego da Prata, Pedregulho e Patrimônio do Ouro, também em Castelo. Os lotes de café serão avaliados por especialistas, alguns de fora do Espírito Santo. Os selecionados vão participar de um leilão para comercialização dos cafés. A negociação e entrega dos lotes serão feitas no mesmo dia.
Ainda na sexta, a programação inclui curso de ‘beleza da mulher’ e moda de viola com Zé da Silva e Lindomar. Antes disso, nesta quinta, vão acontecer treinamento para utilização de motosserra e roçadeira e curso de artesanato para mulheres.
No sábado (02), às 10h, acontece a Palestra Motivacional "Vencer e Ser Feliz", realizada pelo terapeuta familiar Aloisio Trancoso, que tem experiência em comportamento humano. O palestrante, que estará pela primeira vez no município, garante momentos inesquecíveis. A promessa é de que, por meio de dinâmicas e histórias bem humoradas, os participantes terão a oportunidade de despertar uma nova visão sobre os valores que regem a vida.
Os sorteios de uma roçadeira e de uma moto 0 km também serão feitos no sábado. A Festa do Café Arábica acontece no Galpão Comunitário da comunidade da Bateia, que fica a cerca de 25 quilômetros da sede de Castelo.
Confira a programação completa da Festa:
![]() |