A 20º Festa do Imigrante Italiano de Santa Teresa, prevista para acontecer entre 17 e 26 de junho, já está em plena preparação. Uma novidade é que a estrutura do evento vai ficar no espaço da feira, ao lado da rodoviária.
Entre as atrações já definidas estão a abertura, no dia 17, com a escolha da Garota Ítalo e show do italiano Tony Angeli. No dia 18 será a vez de Jerri Adriani soltar a voz. Para os dias 25 e 26 o agito a animação fica por conta de Ivano, o Italianíssimo e banda. Também no dia 25, no Parque de Exposições, vai acontecer o show da dupla Henrique e Diego.
Já na parte da manhã é a vez do ponto alto da Festa: a Carretella Del Vin, desfile cultural que no ano passado mobilizou cerca de 42 mil pessoas, conforme contagem da Polícia Militar. Durante o desfile as características da imigração italiana são resgatadas em carros alegóricos, tudo regado a farta distribuição de vinho da produção local, além dos petiscos, como as tradicionais linguiças.
Com a mudança da festa para o local da feira queremos preservar o jardim da praça e ao mesmo tempo facilitar o acesso para os visitantes. Também estamos avaliando sobre a possibilidade de adequação no trajeto da Carretela Del Vin, apontou o presidente do Circolo Trentino di Santa Teresa, Fernando Pretti.
A entidade, juntamente com a Prefeitura, é parceira na realização do evento, que é uma das festas étnicas no Espírito Santo com maior poder de mobilização.
A Festa do Imigrante é o ponto alto do turismo em Santa Teresa e estamos dedicados em fazer o melhor possível, disse o secretario de Turismo e Cultura, Marcelo Anacleto.
Já o comandante da Companhia de Polícia Militar sediada em Santa Teresa e que atende a região, major Paulo Cesar, antecipou que o planejamento de segurança e do funcionamento do trânsito já está em curso. Vamos discutir com a comunidade os detalhes, informou.
Apesar da presença maciça de turistas e visitantes, a festa ocorre sem maiores ocorrências e em pleno clima de confraternização.