Quitutes feitos à base de milho, almoço típico ao som de muito forró e música sertaneja, além do sorteio de uma TV tela plana de 22´´. As atrações integram a programação da 1ª Festa do Milho da Comunidade Braço do Sul, em Venda Nova do Imigrante, que homenageia uma das principais culturas agrícolas da região. Mais de mil pessoas devem prestigiar o encontro, que será realizado neste domingo (29), a partir das 10 horas, na Igreja Católica.
O evento é promovido por meio de uma parceria entre o Incaper, a Prefeitura e a Associação de Moradores de Braço do Sul.
Todos estão muito empolgados. Braço do Sul é o único distrito de Venda Nova que ainda não tinha uma festa tradicional. As expectativas são as melhores possíveis e os preparativos estão bastante adiantados. É uma festa que tem tudo para fazer parte do calendário da cidade, diz Rita Zanúncio, extensionista do Incaper.
Para a festa, moradores do distrito participaram do curso de Culinária do Milho, oferecido pelo Incaper, juntamente à Secretaria Municipal de Agricultura, no último dia 11. Por meio da capacitação, o grupo desenvolveu habilidades para a produção de receitas como croquetes, cremes, bolos, broas, pamonha, papa e polenta frita, que serão comercializadas no evento. Uma das novidades é o suco de milho.
Rita Zanúncio, que também foi responsável por ministrar o curso, completa que o encontro é mais uma maneira de elevar a autoestima da comunidade e valorizar o trabalho da região. Além de divulgar Braço do Sul, apresentando as potencialidades locais, a festa vai beneficiar o distrito por meio dos recursos arrecadados, acrescenta.
Em Venda Nova do Imigrante o milho representa desenvolvimento. A cultura está entre as cinco principais atividades econômicas da região, sendo a primeira quando o assunto é agroturismo, em virtude, principalmente, da Festa da Polenta, que já conquistou destaque nacional. Em 2010, a movimentação financeira do cultivo de milho representou um faturamento de mais de R$ 3,5 milhões para o município.
São 160 propriedades envolvidas na cultura, que ocupam cerca de 1.700 hectares. A média de produtividade por hectare chega a 80 sacas por colheita. Há propriedades com mais de uma colheita por ano.
Confira a programação:
10h Celebração
12h Almoço típico e música ao vivo com a dupla Joseir e Alaor
16h Sorteio de uma TV tela plana de 32´´
17h Forró com o cantor Preguinho
22h Encerramento
Serviço
1ª Festa do Milho da Comunidade Braço do Sul
Data: 29/05/11
Hora: Às 10 horas
Local: Igreja Católica, Comunidade Braço do Sul – Venda Nova do Imigrante
Mais informações pelo telefone (28) 3546-1277