O próximo fim de semana em Laranja da Terra será musical. Ocorre na cidade neste sábado (05) e domingo (06), no Ginásio de Esportes do município, a quinta edição do Festival de Concertina.
Segundo a Prefeitura Municipal de Laranja da Terra, organizadora do evento, o objetivo principal é intensificar as ações culturais na cidade, bem como proporcionar aos cidadãos confraternização e entretenimento. O Festival busca, ainda, resgatar a cultura pomerana nos hábitos culinários e vestimentas, considerando que grande parte da população fala o dialeto pomerano.
O população poderá se divertir com uma programação diversificada que vai além da apresentação de tocadores de concertina. Danças típicas, com destaque para as de origem pomerana, grupos de terceira idade, exposições culturais e atividades educativas também fazem parte do evento.
A concertina teve como precursores outros instrumentos, cujo som era produzido por palhetas, que vibravam por meio de pressão de ar. É um instrumento da mesma família do acordeão, por isso é conhecida como o acordeão diatônico possui dois teclados de botões com os quais se produzem acordes e melodias.
Laranja da Terra
O município de Laranja da Terra se localiza na Microrregião Sudoeste Serrana capixaba, fica distante 152 quilômetros de Vitória e conta com uma população de pouco mais de 10 mil habitantes.
Na área econômica, o município se destaca na cafeicultura, com a produção de cafés do tipo Conilon e Arábica. Embora a cultura desse produto seja predominante no município, a diversificação agrícola é uma realidade que já se mostra na reformulação dos recursos para a sobrevivência familiar, principalmente na plantação de hortaliças e de frutas.
A história
O povoamento de Laranja da Terra iniciou-se com colonos de origem alemã. Seu primeiro morador, Wilhelm Seibel, chegou em fevereiro de 1910, vindo de Alto Santa Joana (Santa Leopoldina). Outras famílias, em sua maioria pomeranas, decidiram deixar Santa Maria de Jetibá, Jequitibá e outras localidades do município de Santa Leopoldina para explorar as terras férteis de Laranja da Terra.
Em 6 de maio de 1988 a Vila de São João de Laranja da Terra é elevada à categoria de cidade e transformada em sede de um novo município, pela Lei Estadual nº 4.068, desmembrado-se de Afonso Cláudio.