Um dos principais eventos de música erudita e popular do Espírito Santo, o Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins abre hoje as inscrições para alunos interessados em participar das 27 oficinas instrumentais e pedagógicas que serão oferecidas neste ano. A 16ª edição do evento acontece de 24 de julho a 2 de agosto, e a programação completa será definida ainda nesta semana. Estão previstos três shows nacionais, 20 shows regionais e 15 concertos.
Serão 600 vagas divididas entre as oficinas de trombone, tuba/bombardino, trompete, saxofone, trompa, flauta, clarineta, violão popular e de sete cordas, violão erudito, guitarra, contrabaixo elétrico, violino, viola, violoncelo, piano popular/teclado, piano, canto popular, canto clássico, bateria, percussão sinfônica, regência de coral, prática de coral, harmonia e improvisação, prática de banda sinfônica, choro, prática de orquestra e prática de conjunto.
Entre os professores que se destacam nesta edição do festival, está o músico Henrique Cazes, considerado o melhor solista de cavaquinho e um dos mais ativos músicos de choro da atualidade. Nos últimos anos, ele tem se dedicado a projetos que ampliam as fronteiras do choro, como o disco “Bach no Brasil”, a série “Beatles ´n´ Choro” e o recente CD “Tudo é Choro”, que mostra músicas de vários países, que trazem parentescos históricos com o estilo.
Renome
Outras feras da música brasileira que compõem o corpo docente são Eduardo Monteiro, um dos mais importantes flautistas da atualidade; Ovanir Buosi, primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo; e Bruno Mangueira, que ministra o curso de guitarra. Ele integra a big band Urbana e o trio Azeviche, além de acompanhar regularmente artistas como Yamandú Costa, Chico Pinheiro e Toquinho.
O valor da inscrição é de R$ 35 para cada oficina. Para se inscrever, o candidato deve consultar o site do evento (www.festivaldeinverno.es.gov.br).
* Fonte: Site FMZ