Além de apresentações musicais para todos os gostos, o Festival Internacional de Inverno de Música Popular e Erudita de Domingos Martins oferece oficinas com profissionais de renome nacional e internacional para quem quer aprender mais sobre música. Os cursos são ministrados também em cidades vizinhas.
A edição deste ano do festival oferecerá 31 oficinas em diversas áreas, distribuídas pelos distritos da Sede, Paraju, Melgaço e Aracê – e outras nas cidades vizinhas de Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante. Serão cursos de Canto Popular, Clarinete, Contrabaixo Elétrico, Flauta, Piano, Regência Coral, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba e Bombardino, Viola, Violão Popular, Violino, Concertina e Sanfona e Violoncelo, entre outras, disponibilizando práticas musicais aos alunos iniciantes e avançados. As aulas ocorrem nos períodos matutino e vespertino. As inscrições para as oficinas, a programação e o site oficial do evento serão lançados na próxima semana.
O aperfeiçoamento musical, por meio de oficinas de capacitação, é uma das interfaces mais características do evento. "O Festival se caracteriza, sobretudo, pelo incentivo à prática da música instrumental, pelo intercâmbio entre músicos de procedências diversas e pelos aprimoramentos técnicos, por meio de oficinas com professores de renome nacional e internacional", destaca o coordenador artístico e pedagógico do evento, Erlon Paschoal.
Músicos como Cláudio Modesto (Prática de Coral), Rogério Wolf (Flauta), Luis Carlos Justi (Oboé), Samuel Hamzem (Trompa), Fábio Oliveira (Percussão), Alceu Reis (Violoncelo), João Castilho (Guitarra), Sizão Machado (Contrabaixo Elétrico), Gilson Silva (Banda Sinfônica), entre outros, ministrarão aulas durante o evento.
O Festival é organizado pela Prefeitura Municipal de Domingos Martins e conta com o apoio do Governo do Espírito Santo, Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e patrocinadores. O evento acontecerá de 18 a 27 de julho.