Contação de histórias, oficinas de aquarela, declamação de poesias, mesa redonda com a participação de escritores castelenses e exposições. Essas são só algumas das atrações do Festival Literário de Castelo – FLIC, que acontece de 13 a 17 de outubro. O evento busca estimular a valorização da cultura castelense.
As contações de histórias vão acontecer na Biblioteca Municipal Ciro Viera da Cunha – “Castelinho”, no Centro de Visitantes Gruta do Limoeiro, no Casarão da Fazenda do Centro e na Instituição de Longa Permanência do Idoso de Castelo Vila Feliz Antônio Sérgio de Tassis. Já as oficinas de aquarela são voltadas para crianças com idade a partir de seis anos e serão realizadas na Associação das Crianças de Castelo -ACRIC e na Associação de Pais e Amigos do Excepcionais – APAE. Os oficineiros serão treinados pelo renomado artista plástico carioca Jorge Grisi.
Todos os outros eventos acontecerão no Centro Cultural e Turístico de Castelo, localizado na rua Antônio Machado, nº 35, no Centro da cidade, com entrada gratuita todos os dias. Outra atração do festival é a homenagem à escritora castelense Maria José Vettorazzi. “Sempre fiz versos sem pretensões e hoje ganho esse espaço, esse belíssimo reconhecimento. Tenho certeza de que meu trabalho vai ganhar uma grande divulgação e, através da minha literatura, muitas pessoas vão se reconhecer”, comenta Maria José.
Para se inscrever nas oficinas, é preciso procurar a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, que fica no mesmo endereço do Centro Cultural e Turístico do município. No momento da inscrição, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou um responsável. O telefone para mais informações é o (28) 3542-6300.
Confira a programação completa do festival: