Ficou mais fácil comercializar tangerinas, mexericas e ponkans no Estado

No dia 2 de junho foi publicada no Diário Oficial do Espírito Santo (Dioes) a portaria que revoga a exigência do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) para transporte e comercialização de citrus. Na prática, isso significa menos gastos e menos burocracia para os produtores. 

A portaria dispensa o CFO para produtores de tangerinas, mexericas e ponkans, conhecidas como citrus. "A revogação da exigência é uma demanda do setor de citricultura. Com a portaria, ficará mais fácil transportar e comercializar essas frutas", comentou o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), José Maria de Abreu Júnior. 

Para o vereador e produtor de citrus José Luiz Pimenta de Sousa, a revogação da exigência facilita a comercialização dos produtos. "Até o ano passado, o engenheiro emitia um certificado para a produção, que dizer, se tenho mil caixas e vendo cem delas, posso usar esse mesmo certificado, dando baixa na minha venda. Este ano, surgiu a portaria exigindo que o certificado fosse único para cada venda. O produtor tinha então que pagar ao engenheiro por cada emissão de certificado e, além disso, havia a burocracia. Talvez eu tivesse um pedido de cem caixas e, num último momento, o pedido aumentava. Daí, era preciso recorrer novamente ao engenheiro", explicou o vereador. 

 

"Muitos produtores de Venda Nova fizeram o pedido para revogar o CFO. Nós entendemos que a agricultura é de extrema importância para o município e para o Estado", disse o diretor-presidente do Idaf.

Confira mais Notícias

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova