Cultura

Filme de Laranja da Terra vence 1ª Mostra de Cinema Rural

O filme “Ous Land”, de Laranja da Terra, foi o grande vencedor da 1ª Mostra de Cinema Rural, realizada na última semana, em Afonso Cláudio. O documentário recebeu, do júri oficial, os prêmios de melhor filme e melhor edição. O vídeo “Bulling”, de Itaguaçu, venceu a categoria de melhor roteiro. O júri popular do primeiro módulo do festival escolheu o vídeo “Arrependido”, de Afonso Cláudio, como melhor filme. No segundo módulo, foi eleito “Bonzim, Bonzim?”, de Brejetuba.

Durante os quatro dias do evento mais de cinco mil pessoas passaram pelo Centro Cultural José Ribeiro Tristão, onde a mostra foi realizada. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e organizado pelo Instituto Parceiros do Bem.

Mostra Rural

A iniciativa da Mostra de Cinema Rural teve como inspiração o êxito das seis edições da Mostra de Vídeos Ambientais do Caparaó, a Mova Caparaó. O mesmo modelo foi adaptado para a região serrana capixaba. Cada um dos 16 municípios envolvidos se transformou em “palco” para uma oficina de iniciação audiovisual.

Participaram desta primeira edição: São Roque do Canaã, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Itarana, Itaguaçu, Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição de Castelo, Vargem Alta, Alfredo Chaves, Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano e Domingos Martins.

O trabalho resultou em documentários de aproximadamente 10 minutos cada. Os filmes, de modo geral, enfocaram o protagonismo dos jovens no desenvolvimento rural e foram realizados por alunos da rede pública de ensino dos municípios envolvidos.

Com os 11 filmes produzidos no Caparaó, durante a Mova, e os outros 16 da região Serrana, foi possível atender a 27 municípios do Estado por meio dessa ação cultural.

Além da Secult e da Seag, estiveram envolvidos no projeto o Instituto de Ação Social e Cultural Sincades, o Consórcio Intermunicipal do Caparaó, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) / Instituto Estadual de Meios Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), prefeituras municipais, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo (Fetaes), o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), a Associação Diacônica Luterana (ADL) e sindicatos rurais.

Confira mais Notícias

CineSesc Itinerante chega à Venda Nova com exibição gratuita de filmes e curtas-metragens

Tradição e sabor marcam 24ª Festa do Socol dias 02 e 03 de maio em Venda Nova

Festa do Morango de Pedra Azul muda de data e este ano será em setembro

Casarão da Família Scabelo, em Venda Nova , terá projeto de restauro com investimento do Governo do ES

História do único fabricante de concertinas do Espírito Santo vira documentário

Rua do Monumento ao Imigrante Italiano

60º Festival da Uva e do Vinho celebrou tradição e cultura em São Bento de Urânia

Venda Nova recebe espetáculo do Grupo Rerigtiba com entrada gratuita