Geral

Fim de semana será de sol e calor

De acordo com informações do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), no fim de semana a temperatura segue alta com a presença de sol em todo o Estado.

Segundo o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos, “alguns ventos ainda estão inibindo a formação de nuvens, e a tendência é que não ocorram chuvas no fim de semana”, afirma.

A previsão é que a temperatura permaneça alta, com forte calor e pouca nebulosidade. Na sexta-feira (08), o tempo segue firme sem a possibilidade de chuvas em todo Estado. A temperatura deve variar 17ºC e 30ºC na Região Serrana e entre 22ºC e 37ºC nas demais regiões.

Para o sábado (09), o sol aparece entre algumas nuvens, mas não há previsão de chuvas em todas as regiões capixabas. As temperaturas devem variar entre 16ºC e 30ºC na Região Serrana e entre 22ºC e 37ºC nas demais regiões.

O tempo segue estável no domingo (10), e não há previsão de chuvas em todo o período. As temperaturas seguem elevadas e deverão variar entre 16ºC e 29ºC na Região Serrana e entre 21ºC e 36ºC nas demais regiões.

Radiação

Devido às condições da época do verão: temperaturas elevadas, forte calor pouca nebulosidade; “há uma maior incidência da radiação solar que favorece o aumento do índice de radiação ultravioleta, principalmente nas proximidades do meio dia”, comenta o meteorologista do Incaper.

Essas radiações ultravioletas provocam efeitos nocivos à saúde humana. De acordo com a dermatologista Flávia Moulin, existem dois tipos: a Ultravioleta A e a Ultravioleta B. A primeira é causadora de envelhecimento e manchas na pele; e a segunda é responsável pelas queimaduras e câncer de pele.

Com a radiação, a imunidade do corpo diminui, o que aumenta a probabilidade do aparecimento de fungos como a micose, que é propícia à ambientes úmidos e quente; a erpes; miliária, mais conhecida como brotoeja; urticária solar (alergia ao sol); entre outros problemas causados pela exposição ao sol.

Segundo Flávia, é sempre necessário ter cuidado com o sol. “No verão, época mais quente, é importante evitar o período de exposição entre 10h e 16h, utilizar sempre guarda-sol, fazer uso do filtro solar de no mínimo FPS 15, passar 30 minutos antes de sair de casa e reaplicar a cada duas horas; e caso a pessoa molhe o corpo ou transpire muito é considerável usá-lo com mais frequência.”, afirma.

É importante se alimentar bem, ingerir frutas ricas em vitamina C, que apresentem a cor laranja-avermelhada (cenoura, beterraba, mamão); tomar de 2 a 3 litros de água por dia, entre outros cuidados.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho