De acordo com informações do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), no fim de semana a temperatura segue alta com a presença de sol em todo o Estado.
Segundo o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos, alguns ventos ainda estão inibindo a formação de nuvens, e a tendência é que não ocorram chuvas no fim de semana, afirma.
A previsão é que a temperatura permaneça alta, com forte calor e pouca nebulosidade. Na sexta-feira (08), o tempo segue firme sem a possibilidade de chuvas em todo Estado. A temperatura deve variar 17ºC e 30ºC na Região Serrana e entre 22ºC e 37ºC nas demais regiões.
Para o sábado (09), o sol aparece entre algumas nuvens, mas não há previsão de chuvas em todas as regiões capixabas. As temperaturas devem variar entre 16ºC e 30ºC na Região Serrana e entre 22ºC e 37ºC nas demais regiões.
O tempo segue estável no domingo (10), e não há previsão de chuvas em todo o período. As temperaturas seguem elevadas e deverão variar entre 16ºC e 29ºC na Região Serrana e entre 21ºC e 36ºC nas demais regiões.
Radiação
Devido às condições da época do verão: temperaturas elevadas, forte calor pouca nebulosidade; há uma maior incidência da radiação solar que favorece o aumento do índice de radiação ultravioleta, principalmente nas proximidades do meio dia, comenta o meteorologista do Incaper.
Essas radiações ultravioletas provocam efeitos nocivos à saúde humana. De acordo com a dermatologista Flávia Moulin, existem dois tipos: a Ultravioleta A e a Ultravioleta B. A primeira é causadora de envelhecimento e manchas na pele; e a segunda é responsável pelas queimaduras e câncer de pele.
Com a radiação, a imunidade do corpo diminui, o que aumenta a probabilidade do aparecimento de fungos como a micose, que é propícia à ambientes úmidos e quente; a erpes; miliária, mais conhecida como brotoeja; urticária solar (alergia ao sol); entre outros problemas causados pela exposição ao sol.
Segundo Flávia, é sempre necessário ter cuidado com o sol. No verão, época mais quente, é importante evitar o período de exposição entre 10h e 16h, utilizar sempre guarda-sol, fazer uso do filtro solar de no mínimo FPS 15, passar 30 minutos antes de sair de casa e reaplicar a cada duas horas; e caso a pessoa molhe o corpo ou transpire muito é considerável usá-lo com mais frequência., afirma.
É importante se alimentar bem, ingerir frutas ricas em vitamina C, que apresentem a cor laranja-avermelhada (cenoura, beterraba, mamão); tomar de 2 a 3 litros de água por dia, entre outros cuidados.