FMZ A Rádio
da Família

Fim do nepotismo

Deu nos principais jornais da capital: o Ministério Público Estadual- MPE notificou os prefeitos de Afonso Cláudio, Edélio Guedes- PP; e de Brejetuba, Olandino Belisário Coco, o “Tininho” – PMDB; para que eles exonerem seus parentes de até terceiro grau que atuam no Poder Executivo.

Segundo a Promotoria de Afonso Cláudio, 16 parentes dos prefeitos, vice-prefeitos e secretários estão nos quadros das prefeituras: 12, em Afonso Cláudio, e quatro, em Brejetuba.

Os prefeitos terão até 90 dias- a contar do último dia 17- para exonerar os parentes ocupantes de cargos comissionados ou funções gratificadas. Pelo levantamento da Promotoria estão empregados na Prefeitura de AC: a mulher, dois filhos e uma nora do prefeito; a irmã do vice-prefeito; o filho do procurador-geral do município; e de três tios, dois irmãos e uma mulher de secretários municipais.

Ainda de acordo com uma reportagem, em Brejetuba estão atuando uma filha e a mulher de secretários municipais, além de duas irmãs do prefeito. A notificação, assinada pela promotora de Justiça Fabíula de Paula Secchin, pede que as administrações enviem cópias dos atos de exoneração.

Como forma de combater o nepotismo, a promotora ainda orienta os prefeitos a passarem a exigir que o nomeado para cargo comissionado declare por escrito, antes da posse, não ter parentesco de até terceiro grau com os gestores públicos.

No entendimento do MPE, não podem ficar empregados sob gestão direta em cargos comissionados cônjuges ou companheiros, filhos, genro, nora e tios dos dirigentes. Já a contratação de primos em quarto grau não representa ilegalidade. Se a orientação do MPE não for cumprida pelas prefeituras, o órgão irá estud/ar as medidas judiciais cabíveis a serem aplicadas.

A reportagem da Rádio FMZ passou a tarde desta sexta-feira tentando contato com os telefones celulares de Tininho e Edélio, mas sem sucesso porque os aparelhos estavam fora de área. A emissora está à disposição caso os prefeitos de Brejetuba e Afonso Cláudio quiserem se manifestar.

*Publicada em 19/01/2007

Confira mais Notícias

Política

Situação eleitoral está irregular? Veja como resolver e participar das Eleições 2024

Política

Prefeitura de Venda Nova pede que Câmara Municipal desocupe espaço cedido em 60 dias

Finanças

Tribunal de Contas aprova sem ressalvas as contas de 2022 da Prefeitura de Venda Nova

Política

Vereadora suplente Lucielza do Nascimento Chieza toma posse na Câmara de Venda Nova

Política

Câmara aprova reajuste de R$ 100 no auxílio-alimentação de servidores de Venda Nova

Vereador Erivelto Uliana é o novo presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante

Vice-líder do Governo na Câmara defendeu aprovação de R$ 27,9 bilhões para aumentar auxílios sociais

Veja os números do 2º turno das eleições em Venda Nova do Imigrante