* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Já estão finalizadas as obras físicas da futura Comunidade Terapêutica Nova Perspectiva, em Venda Nova do Imigrante. A direção aguarda apenas a assinatura, nos próximos dias, do convênio com a Secretaria de Estado da Saúde, para equipar e mobiliar o centro, que visa o atendimento inicial para 28 pessoas com problemas de abuso e/ou dependência de álcool e outras drogas. A data da inauguração será divulgada em breve.
De iniciativa privada, a obra tem 550 m² e foi construída num terreno de 5 mil m², na Tapera, a 5 km da sede do município. O terapeuta Laélio Delpupo e sua mulher, Alaíde Regina Lorenção, são os responsáveis pela instituição, que pretende atender Venda Nova e região. O objetivo do projeto é o tratamento de dependentes químicos sem o uso de medicamentos e com mudança de estilo de vida.
A princípio, serão 28 vagas para recuperandos do sexo masculino, com idade entre 16 e 60 anos. Posteriormente, será construída uma ala feminina com capacidade para 15 pessoas na mesma faixa etária. No ambiente, telefones celulares e qualquer substância que possa comprometer o tratamento serão abolidos. Nenhuma porta terá tranca, nem cadeados e tudo será monitorado.