Financiamento para produtores de café investirem em tecnologia

Investir na qualidade do produto e em novas tecnologias é fundamental para os produtores de café que querem aumentar o valor de mercado de seu cultivo. E para orientar os produtores capixabas a respeito das técnicas mais adequadas de colheita e secagem do grão e oferecer financiamento para a realização das adequações necessárias nas propriedades, o Bandes participa dos treinamentos promovidos pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf) em diversos municípios capixabas até o mês de abril.

 

Nesta terça-feira (11) é a vez dos produtores de Alfredo Chaves receberem o treinamento. Já na quarta (12), cafeicultores de Santa Leopoldina participam de palestras enfatizando todo o processo de colheita e pós-colheita, uso adequado de secadores de café e uso, quando for o caso, de terreiros cobertos obedecendo aos critérios gerados em pesquisas realizadas pelo Cetcaf.

 

De acordo com o gerente de relacionamento do Bandes Leonardo Vidal, que participa dos encontros para orientar os produtores a respeito das alternativas de financiamento oferecidas pelo banco, o acesso ao crédito possibilita aos produtores investir na melhora da produtividade e da qualidade de seus produtos.

 

“Os treinamentos realizados pelo CETCAF, com apoio do Bandes, são importantes ferramentas para levar novas técnicas de produção e beneficiamento aos produtores capixabas. O tema Café com qualidade – Colheita e Pós-Colheita, abordado nos encontros deste ano vai de encontro com a política institucional adotada pelo Bandes, que é levar o desenvolvimento aos agricultores do Espírito Santo, através da melhoria da qualidade de seus produtos. Estas reuniões são grandes oportunidades de estreitar o relacionamento dos clientes com o Bandes, através da apresentação das alternativas de crédito para a cafeicultura, principal atividade agrícola do Espírito Santo, como o Programa de Cafés Especiais, cujo objetivo é aumentar a oferta de cafés de qualidade no mercado”, destaca Leonardo.

 

Até o mês de abril cafeicultores de São José do Calçado, Apiacá, Atílio Vivácqua, Castelo, Domingos Martins, Ibitirama, Conceição do Castelo, Iúna e Irupi receberão o treinamento do Cetcaf com o apoio do Bandes. Os municípios de Nova Venécia, Vila Valério, São Domingos, Marilândia, Baixo Guandu, Itaguaçu, Laranja da Terra, Ibiraçu e Fundão já receberam o treinamento Café Com Qualidade.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)