Florada é indicativo de uma boa safra de café

Quem passeia pelo interior do Estado já pôde perceber uma diferença nas paisagens compostas pelo principal produto agrícola capixaba: o café. A florada deixa os cafezais repletos de pétalas brancas e confere às plantações um perfume peculiar. Entretanto, as flores do café não servem apenas para embelezar a planta. São elas que se transformam nos frutos a serem colhidos na próxima safra.

Geralmente, o café apresenta três floradas anuais, que acontecem de agosto a dezembro, e que duram, em média, cinco dias. A ocorrência de cada uma delas é influenciada pela intensidade e distribuição das chuvas e pelas temperaturas. Este ano, a segunda florada, que é a mais significativa, deve aparecer nos próximos dias no Estado.

De acordo com o pesquisador do Incaper e coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura, Romário Ferrão, uma boa florada é indicativo de uma boa safra. “Nesta época é essencial que a planta esteja bem nutrida e que haja água suficiente à disposição, para que as flores fertilizem e se transforme em frutos”, afirma.

Inclusive, de acordo com pesquisas do Instituto, esse é um dos períodos em que a planta mais precisa de água. “O agricultor que tiver condições, deve irrigar o cafezal. Além disso, nesta época do ano, o bom produtor já deve ter em mãos a análise de solo – realizada em maio, logo após a colheita – e agora deve repor os nutrientes em falta na terra, ou seja, adubar, com o intuito de garantir o desenvolvimento dos frutos do café”, completa Ferrão.

Ele ressalta, porém, que uma grande florada é um indicativo de uma boa produção, mas não uma garantia. “Caso haja problemas climáticos e não-irrigação e nutrição, essa florada pode se perder”, alerta.

De acordo com o presidente do Incaper, Evair de Melo, a adoção das boas práticas agrícolas durante a florada pode contribuir para o aumento da produtividade e da qualidade da produção e, consequentemente, da lucratividade do produtor. “O manejo adequado da água pode auxiliar na uniformização da florada, o que ocasionará uma maturação também mais uniforme, contribuindo para a qualidade final da produção”, afirma.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)