FMZ A Rádio
da Família

FMZ resgata cultura em quadro especial

•Por Leandro Fidelis

Dona Sunta pede a atenção do ouvinte e anuncia que Benjamin Falqueto vai ensinar em dialeto como se prepara açúcar mascavo. “Si fa bulir, bulir il caldo finche diventa melado, dopo vien quel zuchhero bel, rosso, che serve a fare caffè a mattina, per fare bolo…” (*)

A partir desta semana, a Rádio FMZ exibirá o quadro “Resgatando a Cultura Italiana” em comemoração à 29ª Festa da Polenta, de 12 a 14 de outubro. Participam do quadro descendentes que falam os dialetos veneto, trevisano ou trentino, originários das regiões de onde saíram os colonizadores de Venda Nova.

A língua falada pelos imigrantes hoje está imortalizada nas músicas do cancioneiro local e os moradores mais antigos a praticam nas rodas de conversa. A FMZ já conta com Chico Zandonadi toda manhã falando em veneto e é no seu programa, o “Café das Montanhas”, que o quadro vai ao ar.

Nesta primeira temporada, o quadro conta também com a participação de Felicita Falqueto, irmã de Benjamin. Outros moradores estão sendo contactados. Os interessados também podem procurar a produção da FMZ pelo telefone (28) 3546-3068.

Tradição

Até os sete anos, Zélia Caliman, de 74, nunca tinha ouvido alguém falar em português. “Éramos 15 irmãos e o dialeto era falado dentro de casa com meus pais Almerinda Zorzal e Vitorino Caliman. Sinto falta daquela época quando as pessoas se reuniam para conversar”.

Filha da imigrantes italianos, Augusta Falqueto (90) falou só o dialeto o tempo em que morou na roça. Casada, mudou-se para o interior de Castelo. Conta ela que durante a 2ª Guerra, com o racionamento de mantimentos, ela e o marido tinham que ir até a cidade e fazer as compras em italiano com o negociante Nicolau Cola.

Ouça Benjamin Falqueto no link de entrevistas deste site!

* Se faz ferver, ferver o caldo até que se vire melado. Depois vem aquele açúcar bonito, vermelho, serve para fazer o café de manhã, pra fazer bolo…

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante participa de intercâmbio em Festa da Polenta na Itália

Cantora Luiza Andrade é uma das atrações da Festa do Morango de Pedra Azul

Venda Nova sediará Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores nesta semana

Festival celebra os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil

36 anos de história: veja como Venda Nova do Imigrante tornou-se um município

36ª Festa de Emancipação de Venda Nova garante três dias com shows e solidariedade

Cultura

Festa do Socol é diversão garantida nas Montanhas Capixabas. Confira programação!

Cultura

Venda Nova lança marca do turismo no aniversário do Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi