Cultura

Folia de reis de Castelo recebe prêmio da Secult

O grupo “Folia de Reis de Castelo" foi contemplado no prêmio Mestre Armojo do Folclore Capixaba, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e vai receber R$ 10 mil. O grupo competiu com outros 42 projetos folclóricos de todo o Estado. Para vencer, Astrogildo Cotta Minto (78), mestre do grupo, fez um documentário com as apresentações que ele e os companheiros de folia realizaram em várias comunidades.

Nenzinho fez o vídeo em parceria com a família – Foto: ASSCOM CASTELO

A tradição de cantar em folias de reis veio de família. "Começamos ainda crianças. Meu pai era mestre folião e pediu para a gente não deixar o grupo acabar quando ele morresse. Isso há 58 anos. Segui o caminho dele”, conta Astrogildo, que é mais conhecido como “seu Nenzinho”. O trabalho no grupo tem objetivo social. “Tudo o que arrecadamos, seja em dinheiro, bezerros, leilão, entregamos às entidades de Castelo e às Igrejas. Visitamos muitos lugares e, quando termina a Folia de Reis, a gente ganha muito dinheiro e prêmios", detalha Nenzinho.

O vídeo vencedor do concurso foi feito por ele em parceria com os filhos. “Fizemos esse registro que vai além da participação no prêmio. Desenvolvemos o documentário para guardar como registro do papai, que já tem idade avançada. Foram domingos cheios de felicidade, com a família unida. Chegamos a colocar três computadores para trabalhar simultaneamente”, disse a aposentada Maria Luiza Cotta Zanardo, filha de Nenzinho.

Para participar da competição, um dos requisitos era ser mestre com experiência e reconhecimento da comunidade onde vive e atua. Também era preciso ter pelo menos 20 anos de participação comprovada em atividades folclóricas. Foi a Società Italiana di Castelo quem inscreveu Nenzinho no prêmio. “Fizemos a inscrição para valorizar estes mestres da cultura popular, que são fundamentais para manter vivas as nossas tradições. Ficamos orgulhosos e felizes pelo reconhecimento do nosso mestre de folia pelo Governo do Estado”, ressaltou Linda Melo, presidente da Società Italiana di Castelo.

O prazo para receber o prêmio vai até 05 de setembro. Nenzinho vai preparar a documentação exigida no edital e apresentar à Secult. Ele ainda não decidiu o que vai fazer com o dinheiro.

Confira mais Notícias

Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção celebra 34 anos com apresentação especial em Venda Nova

Coral italiano celebra 150 anos da imigração com concerto em Venda Nova

Venda Nova abre chamamento público para seleção de expositores da Vila de Natal 2025

Zé Ramalho é destaque no segundo fim de semana da 47ª Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante

47ª Festa da Polenta celebra a cultura vendanovense com atrações musicais, gastronomia e shows nacionais

Venda Nova recebe apresentação de pianista japonesa e cantor norte-americano nesta sexta-feira (26)

Religião

Vendanovense é ordenado diácono permanente da Diocese de Cachoeiro

Recursos

Seminário vai capacitar fazedores da cultura para o 2º ciclo da Lei Aldir Blanc