Cultura

Folia de reis de Castelo recebe prêmio da Secult

O grupo “Folia de Reis de Castelo" foi contemplado no prêmio Mestre Armojo do Folclore Capixaba, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e vai receber R$ 10 mil. O grupo competiu com outros 42 projetos folclóricos de todo o Estado. Para vencer, Astrogildo Cotta Minto (78), mestre do grupo, fez um documentário com as apresentações que ele e os companheiros de folia realizaram em várias comunidades.

Nenzinho fez o vídeo em parceria com a família – Foto: ASSCOM CASTELO

A tradição de cantar em folias de reis veio de família. "Começamos ainda crianças. Meu pai era mestre folião e pediu para a gente não deixar o grupo acabar quando ele morresse. Isso há 58 anos. Segui o caminho dele”, conta Astrogildo, que é mais conhecido como “seu Nenzinho”. O trabalho no grupo tem objetivo social. “Tudo o que arrecadamos, seja em dinheiro, bezerros, leilão, entregamos às entidades de Castelo e às Igrejas. Visitamos muitos lugares e, quando termina a Folia de Reis, a gente ganha muito dinheiro e prêmios", detalha Nenzinho.

O vídeo vencedor do concurso foi feito por ele em parceria com os filhos. “Fizemos esse registro que vai além da participação no prêmio. Desenvolvemos o documentário para guardar como registro do papai, que já tem idade avançada. Foram domingos cheios de felicidade, com a família unida. Chegamos a colocar três computadores para trabalhar simultaneamente”, disse a aposentada Maria Luiza Cotta Zanardo, filha de Nenzinho.

Para participar da competição, um dos requisitos era ser mestre com experiência e reconhecimento da comunidade onde vive e atua. Também era preciso ter pelo menos 20 anos de participação comprovada em atividades folclóricas. Foi a Società Italiana di Castelo quem inscreveu Nenzinho no prêmio. “Fizemos a inscrição para valorizar estes mestres da cultura popular, que são fundamentais para manter vivas as nossas tradições. Ficamos orgulhosos e felizes pelo reconhecimento do nosso mestre de folia pelo Governo do Estado”, ressaltou Linda Melo, presidente da Società Italiana di Castelo.

O prazo para receber o prêmio vai até 05 de setembro. Nenzinho vai preparar a documentação exigida no edital e apresentar à Secult. Ele ainda não decidiu o que vai fazer com o dinheiro.

Confira mais Notícias

Zé Ramalho é destaque no segundo fim de semana da 47ª Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante

47ª Festa da Polenta celebra a cultura vendanovense com atrações musicais, gastronomia e shows nacionais

Venda Nova recebe apresentação de pianista japonesa e cantor norte-americano nesta sexta-feira (26)

Religião

Vendanovense é ordenado diácono permanente da Diocese de Cachoeiro

Recursos

Seminário vai capacitar fazedores da cultura para o 2º ciclo da Lei Aldir Blanc

Morango do amor divide espaço com tortas gigantes em tradicional festa do ES

Baile dos Universitários volta a ser realizado neste sábado (26)

Conheça as candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta 2025