Folias de Reis de Venda Nova vão se apresentar em SP

* Por Leandro Fidelis

Na terra da polenta, dois grupos de Folia de Reis levam adiante uma tradição com raízes portuguesas. O Estrela Guia, de São João de Viçosa; e o Nossa Senhora Aparecida, do bairro São Pedro, na Sede, vão representar o município no próximo dia 17 num encontro em Aparecida (SP).

Os grupos conseguiram apoio da Prefeitura para os novos uniformes. Trata-se do evento considerado o maior do mundo, que será transmitido ao vivo pela Rede Vida.

Quem dá essas informações é o mestre Geneci Ferreira Berúdio (41), da Folia Nossa Senhora Aparecida. Criado há pouco mais de um ano, o grupo tem 19 integrantes, dentre crianças e adultos, e se apresenta até o último sábado antes do Carnaval, antes de iniciar nova maratona em novembro por conta das comemorações do Dia de Santo Reis.

O ponto alto dos folguedos foi no último sábado (5), véspera do dia dedicado aos Três Reis Magos que visitaram o Menino Jesus (Saiba mais abaixo). Os grupos se apresentaram durante a celebração noturna na Igreja de Santa Teresinha e logo em seguida iniciaram a visitação às casas. Os componentes amanheceram cantando em Alto Caxixe, na zona rural.

“Nossa folia é mais de louvor e adoração. Em cada casa cantamos uma música diferente. A Folia de Reis fala muito de Deus e montei esse grupo pra dar continuidade à cultura, que não pode acabar”, explica o eletricista, violeiro da Folia, bem animado com a oportunidade em São Paulo.

Em São João, onde curiosamente pisou o primeiro italiano a colonizar Venda Nova, a Folia Estrela Guia é a mais antiga do município. Ficou sem se apresentar durante 14 anos e retornou há dois.

Tradição

Durante 12 dias, a partir do natal – até 6 de janeiro-, o Alferes da Folia, chefe dos foliões, pode bater à sua porta a qualquer momento, de manhãzinha, seguido dos palhaços do Reisado e de seus instrumentos barulhentos.

Vai despertar quem estiver dormindo, pedir permissão para entrar, tomar café e recolher dinheiro para a Folia de Reis, uma festa popular de origem portuguesa que ainda sobrevive em cidadezinhas brasileiras. Vai oferecer uma bandeira colorida, enfeitada com fitas e santinhos, enquanto, do lado de fora, os palhaços vão dançar ao som do violão, do pandeiro, do cavaquinho, recitando versos.

Esta festa comemora o nascimento de Cristo. Seu enredo lembra a viagem que os três reis magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus. Os palhaços, vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representam os soldados do rei Herodes. (Fonte: Site Terra Brasileira)

Confira mais Notícias

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Espetáculo “Maria Mineirinha em: Oncotô” neste sábado (26) em Venda Nova do Imigrante

Venda Nova do Imigrante recebe o espetáculo teatral “Cadê Mafalda?”

Confira a programação da 23ª Festa do Socol de Venda Nova do Imigrante

Blocos e 17 bandas irão animar Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Confira a programação do Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Venda Nova apresenta calendário de eventos 2025

Inscrições abertas para participar da Banda Marcial de Venda Nova do Imigrante