FMZ A Rádio
da Família

Folias de Reis de Venda Nova vão se apresentar em SP

* Por Leandro Fidelis

Na terra da polenta, dois grupos de Folia de Reis levam adiante uma tradição com raízes portuguesas. O Estrela Guia, de São João de Viçosa; e o Nossa Senhora Aparecida, do bairro São Pedro, na Sede, vão representar o município no próximo dia 17 num encontro em Aparecida (SP).

Os grupos conseguiram apoio da Prefeitura para os novos uniformes. Trata-se do evento considerado o maior do mundo, que será transmitido ao vivo pela Rede Vida.

Quem dá essas informações é o mestre Geneci Ferreira Berúdio (41), da Folia Nossa Senhora Aparecida. Criado há pouco mais de um ano, o grupo tem 19 integrantes, dentre crianças e adultos, e se apresenta até o último sábado antes do Carnaval, antes de iniciar nova maratona em novembro por conta das comemorações do Dia de Santo Reis.

O ponto alto dos folguedos foi no último sábado (5), véspera do dia dedicado aos Três Reis Magos que visitaram o Menino Jesus (Saiba mais abaixo). Os grupos se apresentaram durante a celebração noturna na Igreja de Santa Teresinha e logo em seguida iniciaram a visitação às casas. Os componentes amanheceram cantando em Alto Caxixe, na zona rural.

“Nossa folia é mais de louvor e adoração. Em cada casa cantamos uma música diferente. A Folia de Reis fala muito de Deus e montei esse grupo pra dar continuidade à cultura, que não pode acabar”, explica o eletricista, violeiro da Folia, bem animado com a oportunidade em São Paulo.

Em São João, onde curiosamente pisou o primeiro italiano a colonizar Venda Nova, a Folia Estrela Guia é a mais antiga do município. Ficou sem se apresentar durante 14 anos e retornou há dois.

Tradição

Durante 12 dias, a partir do natal – até 6 de janeiro-, o Alferes da Folia, chefe dos foliões, pode bater à sua porta a qualquer momento, de manhãzinha, seguido dos palhaços do Reisado e de seus instrumentos barulhentos.

Vai despertar quem estiver dormindo, pedir permissão para entrar, tomar café e recolher dinheiro para a Folia de Reis, uma festa popular de origem portuguesa que ainda sobrevive em cidadezinhas brasileiras. Vai oferecer uma bandeira colorida, enfeitada com fitas e santinhos, enquanto, do lado de fora, os palhaços vão dançar ao som do violão, do pandeiro, do cavaquinho, recitando versos.

Esta festa comemora o nascimento de Cristo. Seu enredo lembra a viagem que os três reis magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus. Os palhaços, vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representam os soldados do rei Herodes. (Fonte: Site Terra Brasileira)

Confira mais Notícias

Cantora Luiza Andrade é uma das atrações da Festa do Morango de Pedra Azul

Venda Nova sediará Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores nesta semana

Festival celebra os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil

36 anos de história: veja como Venda Nova do Imigrante tornou-se um município

36ª Festa de Emancipação de Venda Nova garante três dias com shows e solidariedade

Cultura

Festa do Socol é diversão garantida nas Montanhas Capixabas. Confira programação!

Cultura

Venda Nova lança marca do turismo no aniversário do Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi

Venda Nova: Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi completa 12 anos