FMZ A Rádio
da Família

Folias de Reis de Venda Nova vão se apresentar em SP

* Por Leandro Fidelis

Na terra da polenta, dois grupos de Folia de Reis levam adiante uma tradição com raízes portuguesas. O Estrela Guia, de São João de Viçosa; e o Nossa Senhora Aparecida, do bairro São Pedro, na Sede, vão representar o município no próximo dia 17 num encontro em Aparecida (SP).

Os grupos conseguiram apoio da Prefeitura para os novos uniformes. Trata-se do evento considerado o maior do mundo, que será transmitido ao vivo pela Rede Vida.

Quem dá essas informações é o mestre Geneci Ferreira Berúdio (41), da Folia Nossa Senhora Aparecida. Criado há pouco mais de um ano, o grupo tem 19 integrantes, dentre crianças e adultos, e se apresenta até o último sábado antes do Carnaval, antes de iniciar nova maratona em novembro por conta das comemorações do Dia de Santo Reis.

O ponto alto dos folguedos foi no último sábado (5), véspera do dia dedicado aos Três Reis Magos que visitaram o Menino Jesus (Saiba mais abaixo). Os grupos se apresentaram durante a celebração noturna na Igreja de Santa Teresinha e logo em seguida iniciaram a visitação às casas. Os componentes amanheceram cantando em Alto Caxixe, na zona rural.

“Nossa folia é mais de louvor e adoração. Em cada casa cantamos uma música diferente. A Folia de Reis fala muito de Deus e montei esse grupo pra dar continuidade à cultura, que não pode acabar”, explica o eletricista, violeiro da Folia, bem animado com a oportunidade em São Paulo.

Em São João, onde curiosamente pisou o primeiro italiano a colonizar Venda Nova, a Folia Estrela Guia é a mais antiga do município. Ficou sem se apresentar durante 14 anos e retornou há dois.

Tradição

Durante 12 dias, a partir do natal – até 6 de janeiro-, o Alferes da Folia, chefe dos foliões, pode bater à sua porta a qualquer momento, de manhãzinha, seguido dos palhaços do Reisado e de seus instrumentos barulhentos.

Vai despertar quem estiver dormindo, pedir permissão para entrar, tomar café e recolher dinheiro para a Folia de Reis, uma festa popular de origem portuguesa que ainda sobrevive em cidadezinhas brasileiras. Vai oferecer uma bandeira colorida, enfeitada com fitas e santinhos, enquanto, do lado de fora, os palhaços vão dançar ao som do violão, do pandeiro, do cavaquinho, recitando versos.

Esta festa comemora o nascimento de Cristo. Seu enredo lembra a viagem que os três reis magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus. Os palhaços, vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representam os soldados do rei Herodes. (Fonte: Site Terra Brasileira)

Confira mais Notícias

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas

Cultura

Livro “As Grandes Migrações do Norte da Itália ao Brasil” será lançado na Festa da Polenta em Venda Nova

Imóvel do Colégio Salesiano será revitalizado e abrigará a sede da Secretaria de Educação de Venda Nova

Cultura

Fames vai ofertar 60 bolsas para oficinas no Festival de Inverno de Domingos Martins

Cultura

Venda Nova celebra o padroeiro São Pedro Apóstolo neste fim de semana

Venda Nova do Imigrante participa de intercâmbio em Festa da Polenta na Itália