
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de ventos costeiros com “perigo potencial” para o Espírito Santo. O alerta, válido até às 23h59 desta quinta-feira (02), atinge 37 cidades capixabas.
Ao longo dos últimos dois dias, a Marinha do Brasil vem alertando que o Espírito Santo é um dos Estados que sentem os efeitos do “ciclone bomba” que causou destruição e mortes no Sul do Brasil, já que os ventos fortes e as ondas ligadas a ele se propagaram em direção ao Sudeste. O ciclone mesmo não chega ao Sudeste, apenas os efeitos do fenômeno.
Além de todo o litoral capixaba, como a Grande Vitória, também estão incluídos nesse aviso do Inmet alguns municípios do Sul, da região Serrana e do Norte do Estado. Veja a lista de cidades:
1. Alfredo Chaves
2. Anchieta
3. Aracruz
4. Atílio Vivacqua
5. Boa Esprança
6. Cachoeiro de Itapemirim
7. Cariacica
8. Conceição da Barra
9. Domingos Martins
10. Fundão
11. Guarapari
12. Ibiraçu
13. Iconha
14. Itapemirim
15. Jaguaré
16. João Neiva
17. Linhares
18. Marataízes
19. Marechal Floriano
20. Mimoso do Sul
21. Pedro Canário
22. Pinheiros
23. Piúma
24. Presidente Kennedy
25. Rio Bananal
25. Rio Bananal
26. Rio Novo do Sul
27. Santa Leopoldina
28. Santa Maria de Jetibá
29. Santa Teresa
30. Serra
31. Sooretama
32. São Mateus
33. Vargem Alta
34. Viana
35. Vila Valério
36. Vila Velha
37. Vitória
Esse tipo de aviso é emitido quando há uma situação metereológica “potencialmente perigosa”, de acordo com o instituto. O Inmet orienta que os moradores fiquem atentos às informações da Marinha do Brasil.
A Marinha diz que os ventos provocados por esse sistema meteorológico podem causar, até a manhã desta sexta-feira (03), ondas, em alto mar, entre 3 e 4 metros de altura, entre o norte de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, e o sul de Caravelas, na Bahia, incluindo o Espírito Santo.
A aproximação de uma frente fria ligada ao ciclone, que traz também chuva ao Estado, também poderá provocar ventos de até 74 km/h na faixa litorânea entre os estado do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, e do Espírito Santo, ao sul de Linhares.
Com informações do Gazeta Online.