A Câmara promove amanhã uma solenidade para o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo Municipal de Venda Nova Frencoop. O evento será às 19 horas, no plenário da Casa de Leis, com a presença do presidente da OCB/ES, Esthério Sebastião Colnago, representantes do Sescoop/ES, diversos dirigentes e líderes cooperativistas, autoridades políticas municipais e estaduais e lideranças comunitárias.
De autoria do vereador Fernando Altoé- PSDB, no dia 2 de junho, a Câmara aprovou por unanimidade e em única votação, o Projeto de Resolução nº 003/2009, que cria a Frencoop Municipal. A Frente deverá ser constituída por livre adesão dos vereadores e tem o objetivo de apoiar e incentivar o cooperativismo em Venda Nova, resgatando valores da solidariedade, confiança e ajuda mútua.
Altoé explica que a proposta é desenvolver as ações de forma conjunta com o Sistema Cooperativista. Na ocasião da votação, o autor explicou que em Venda Nova existem três cooperativas bem sucedidas: Pronova, Sicoob e Coopeducar e disse que o deputado César Colnago, da Frente Parlamentar Estadual, sugeriu criar a frente no município. “Quando chegarem projetos estaremos mais afinados, podendo discutir e trazer recursos”.
De acordo com o Projeto de Resolução, nos seus artigos 3º e 4º, a Frente será constituída mediante requerimento individual dos vereadores, encaminhado ao presidente da Câmara, ou por iniciativa da Mesa, cabendo a ela a adoção das providências legais para implementação das medidas necessárias ao desenvolvimento da Frente.
Para Altoé, a competitividade, o desenvolvimento tecnológico, a racionalização das atividades humanas e a globalização determinam urgente revisão dos conceitos produtivos, tecnológicos e gerenciais. Neste quadro, é imprescindível encontrar caminhos que diminuam as desigualdades e a exclusão social.
“O cooperativismo tem se revelado fonte de solução para estes problemas. Isto é demonstrado pelo crescimento das cooperativas de trabalho, saúde, educacional, habitacional, crédito, produção industrial, consumo de energia/telecomunicações e as agropecuárias de maior tradição do Brasil”. Fernando reafirma a força do sistema, cuja proposta de criação da Frente nasce transpondo os limites dos interesses ideológicos e partidários.
* Site Câmara de Venda Nova