Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo Municipal em Venda Nova

A Câmara promove amanhã uma solenidade para o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo Municipal de Venda Nova – Frencoop. O evento será às 19 horas, no plenário da Casa de Leis, com a presença do presidente da OCB/ES, Esthério Sebastião Colnago, representantes do Sescoop/ES, diversos dirigentes e líderes cooperativistas, autoridades políticas municipais e estaduais e lideranças comunitárias.

De autoria do vereador Fernando Altoé- PSDB, no dia 2 de junho, a Câmara aprovou por unanimidade e em única votação, o Projeto de Resolução nº 003/2009, que cria a Frencoop Municipal. A Frente deverá ser constituída por livre adesão dos vereadores e tem o objetivo de apoiar e incentivar o cooperativismo em Venda Nova, resgatando valores da solidariedade, confiança e ajuda mútua.

Altoé explica que a proposta é desenvolver as ações de forma conjunta com o Sistema Cooperativista. Na ocasião da votação, o autor explicou que em Venda Nova existem três cooperativas bem sucedidas: Pronova, Sicoob e Coopeducar e disse que o deputado César Colnago, da Frente Parlamentar Estadual, sugeriu criar a frente no município. “Quando chegarem projetos estaremos mais afinados, podendo discutir e trazer recursos”.

De acordo com o Projeto de Resolução, nos seus artigos 3º e 4º, a Frente será constituída mediante requerimento individual dos vereadores, encaminhado ao presidente da Câmara, ou por iniciativa da Mesa, cabendo a ela a adoção das providências legais para implementação das medidas necessárias ao desenvolvimento da Frente.

Para Altoé, a competitividade, o desenvolvimento tecnológico, a racionalização das atividades humanas e a globalização determinam urgente revisão dos conceitos produtivos, tecnológicos e gerenciais. Neste quadro, é imprescindível encontrar caminhos que diminuam as desigualdades e a exclusão social.

“O cooperativismo tem se revelado fonte de solução para estes problemas. Isto é demonstrado pelo crescimento das cooperativas de trabalho, saúde, educacional, habitacional, crédito, produção industrial, consumo de energia/telecomunicações e as agropecuárias de maior tradição do Brasil”. Fernando reafirma a força do sistema, cuja proposta de criação da Frente nasce transpondo os limites dos interesses ideológicos e partidários.

* Site Câmara de Venda Nova

Confira mais Notícias

Faltam 18 dias: eleitores sem cadastro biométrico podem votar normalmente nas Eleições 2024

Política

Campanhas eleitorais começam nesta sexta; veja o que é permitido

Política

Três candidatos disputam a Prefeitura de Venda Nova nas eleições municipais 2024

Eleições 2024: Espírito Santo tem 2.999.642 eleitores aptos a votar

Política

Situação eleitoral está irregular? Veja como resolver e participar das Eleições 2024

Política

Prefeitura de Venda Nova pede que Câmara Municipal desocupe espaço cedido em 60 dias

Finanças

Tribunal de Contas aprova sem ressalvas as contas de 2022 da Prefeitura de Venda Nova

Política

Vereadora suplente Lucielza do Nascimento Chieza toma posse na Câmara de Venda Nova