Frio em Pedra Azul chega a 2ºC nesta madrugada

Dois graus. A temperatura mais baixa no inverno de 2008, durante a madrugada desta segunda-feira (14), foi registrada pelos termômetros de sítios, casas e estabelecimentos comerciais de Pedra Azul, distrito de Aracê, Domingos Martins.

Em algumas regiões o orvalho que caiu durante a madrugada sobre carros, campos e plantações cristalizou, e deixou perplexos os turistas que lotam os hotéis e pousadas de Pedra Azul. As localidades de São Paulo de Aracê e São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, também registraram baixas temperaturas.

Moradores relataram que em algumas regiões próximas de florestas como na Fazenda do Estado e propriedades próximas do km 90 da BR-262, a temperatura chegou a 1,5º C na relva. Nesta segunda o dia amanheceu claro e com poucas nuvens.

A temperatura desta madrugada foi a mais baixa registrada no inverno das montanhas do Espírito Santo em 2008. A Pedra Azul, considerada como o cartão postal da região no domingo estava encoberta pela névoa provocada por uma frente fria, mas na manhã desta segunda amanheceu bem visível.

A professora Daniele Barcelos Surlo, disse que a temperatura numa região alta de Pedra Azul onde reside atingiu a 1,6 grau. “Não havia cobertor que desse conta”, brincou.

A maioria dos moradores da região, principalmente os nascidos em Pedra Azul e regiões próximas, admite que o frio seco, como é denominado o fenômeno, é mais rigoroso. “Hoje pela manhã Pedra Azul amanheceu gelada. Não havia agasalho que modificasse a situação. Fomos obrigados a permanecer dentro do restaurante ou na pousada, disse o comerciante Odézio Peterle, dono do Restaurante e Pousada Peterle.

Peterle é nascido na região. Ele comentou que a temperatura agradou aos turistas que passaram o último fim de semana nas montanhas, quando foi registrado um aumento no consumo de vinho de uva, principalmente os que são produzidos na região. Os estabelecimentos hoteleiros lotaram, segundo Odézio.

Estabelecimentos escolares do distrito de Aracê registraram faltas acima de 20% no turno matutino desta segunda-feira. O cardápio de algumas escolas precisou ser mudado. Caldos, leite com chocolate e sopas quentes foram servidos nas escolas da região.

O diretor da creche Jutta Batista da Silva, em Pedra Azul, Gilvane Pilger de Almeida, informou que o frio e os males respiratórios provocaram uma evasão de pelo menos 20% das crianças no estabelecimento. “A maioria está gripada e os pais preferem medicar em casa”, afirma.

O médico Otto Baptista informou que pacientes portando resfriados e problemas respiratórios gerais invadem os consultórios nesta época do ano. “As pessoas, para evitar doenças respiratórias, devem manter a casa aberta, em busca de não acumular mofo. As roupas, segundo Baptista, têm de ser lavadas antes de usar. “Procedendo dessa forma as mães promovem o bem estar e a saúde da família”.

* Texto: Roberly Pereira (Folha Vitória)

Confira mais Notícias

Defesa Civil emite novos alertas de tempestades e chuvas intensas para todo o ES

Espírito Madeira apoia o Fórum Qualidade da Madeira e fortalece o setor florestal

Saúde do trabalhador será tema de conferência nacional em Venda Nova

Alfredo Chaves: acesso ao Parque Cachoeira de Matilde será gratuito

Defesa Civil emite aviso de vendaval, tempestade e granizo para a porção sul do Espírito Santo

Em parceria com a PM, escola de Afonso Cláudio realiza palestra em alusão ao Dia da Mulher

Venda Nova promove evento especial em homenagem ao Dia da Mulher

PRF registra 40 acidentes e uma morte nas rodovias federais do ES durante o Carnaval