Funcionários do hospital de Vargem Alta fazem nova paralisação

* Redação FMZ

 

Apenas 30% do atendimento de urgência e emergência do Hospital Padre Olívio, de Vargem Alta, está garantido com mais uma paralisação dos funcionários, iniciada nessa quinta-feira (27). Dessa vez, segundo eles, faltam equipamentos e os salários continuam atrasados. Médicos, enfermeiros e outros profissionais, num total de 52 pessoas, vão decretar greve geral a partir de domingo (02) caso a situação não se resolva.

 

Esta é a segunda vez, em menos de um mês que o hospital entra em greve e não há prazo para terminar. A medida foi tomada após a renúncia de toda a diretoria da instituição, que é filantrópica, e também pelo fato de faltar oxigênio, material de limpeza e o não recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos funcionários.

 

Apesar de os funcionários paralisarem o atendimento, o sindicato da categoria não aderiu ao movimento. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Sul do Estado (Sitesci), Carlos Damasceno, a greve é de cunho político. “Os funcionários se reuniram com o prefeito e ele pediu para entrarem de greve e, por isso, não vamos apoiar. As ações trabalhistas das reivindicações deles já estão encaminhadas na justiça”, explicou.

 

No final do último mês, o hospital sofreu uma intervenção devido à outra greve em que os funcionários pediam o pagamento dos décimos terceiros de 2012 e 2013 que não foi pago. Foi nomeado um interventor que fez um acordo sobre o pagamento. No entanto, o diretor que pediu renúncia, entrou com um mandado de segurança e voltou a gerir o hospital.

 

Por nota, a prefeitura de Vargem Alta informou que lamenta a nova greve e garantiu que o repasse para a instituição está em dia. Disseram ainda que estão estudando uma forma de ajudar o hospital a se restabelecer. E negou que haja influência do prefeito na decisão de greve dos funcionários. (*Com informações do Gazeta Online e de funcionários do hospital).

Confira mais Notícias

Espírito Madeira movimenta R$ 15 milhões em negócios e tem nova edição confirmada para 2026

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social

Empreendedores de Minas Gerais conhecem práticas do Agroturismo em Venda Nova do Imigrante

Espírito Madeira apresenta a inovadora Casa Montagna, projeto que une design, conforto e versatilidade