* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Agricultores de todo o Espírito Santo que procuraram ontem os escritórios locais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural- Incaper e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal- Idaf, órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Agricultura, encontraram as portas fechadas devido à paralisação dos servidores, iniciada na semana passada. A cada semana, os funcionários aumentam em um dia a paralisação. Eles reivindicam correção da tabela salarial, o que não ocorre há pelo menos cinco anos.
Na semana passada, a paralisação ocorreu em apenas um dia. Nesta semana, escolheram a terça e a quarta-feira para cessar os trabalhos nos laboratórios e o atendimento aos produtores. As atividades voltam ao normal nesta quinta-feira (8).
De acordo com Valter Guedes, representante da associação de funcionários do Incaper na Região Serrana do Estado, 80% do quadro de pessoal aderiu à paralisação na região. Estamos em assembleia permanente de negociação salarial com o governo, mas ainda não se trata de uma greve, declarou.
Ainda segundo Guedes, não há previsão do governo para negociação com a classe.