FMZ A Rádio
da Família

Fundo de apoio aos estudantes

Na segunda-feira pela manhã, dia 24 de setembro, os vereadores receberam os representantes da Associação dos Estudantes Universitários de Venda Nova do Imigrante- AEUVNI. Eles reivindicam apoio no custeio das passagens. O presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo-PSDB, deixou claro ser necessário criar um mecanismo mais democrático de apoio, independente de onde os vendanovenses estejam cursando faculdade.

O presidente da Casa sugeriu criar um fundo de apoio aos estudantes universitários, nos moldes de um projeto já proposto por ele. Ele sugere que este apoio seja semelhante ao sistema de crédito estudantil implantado pelos governos federal e estadual.

Para elaborar o sistema, Grillo sugere uma participação dos estudantes e de vários segmentos e ainda que este modelo dê a possibilidade de pagamento através de prestação de serviço depois de formado. O gerenciamento deste fundo ficaria a cargo de uma associação, com respaldo de uma instituição financeira.

Com esta proposta, O presidente da Casa lançou um desafio aos estudantes de ajudar a elaborar o programa e pediu que o procurador da Câmara, José Vicente Gonçalves Filho, busque caminhos legais para instituí-lo. Ele salientou que vai dar muito trabalho e será necessário o empenho dos estudantes.

Atualmente existe uma emenda no Orçamento de R$ 35 mil e que, na opinião do presidente, poderia ser aumentada para a instituição do programa.

Iniciativa

Criada em 6 de maio de 2007, a Associação dos Estudantes Universitários tem como principal desafio baixar os custos da passagens. Os estudantes que moram e trabalham em Venda Nova e se deslocam todos os dias para Castelo ou Cachoeiro são maioria na Associação. Os gastos com as passagens ultrapassam R$ 200,00 mensais, chegando a significar 30% a mais nos custos com os estudos.

Os estudantes já se reuniram com o prefeito Braz Delpupo e também promoveram uma assembléia aberta à comunidade. Para representar a categoria, procuraram a Câmara, Júlio César de Oliveira, presidente, e Fernanda Brioschi, segunda tesoureira. Eles expuseram a situação dos estudantes e queriam saber como o Legislativo poderia atuar para minimizar a situação.

Júlio César, que é estudante de sistema de informação, falou da conversa anterior com o prefeito, cuja reunião teve participação do vereador Chico Foletto- PSB. Na ocasião, o prefeito cogitou a possibilidade de comprar um ônibus e disponibilizar em forma de comodato para os estudantes. O presidente da Associação expôs as dificuldades dos estudantes, que vêm desistindo de estudar ou estão se mudando para poder continuar.

* Fonte: Site Câmara de Venda Nova

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´