Mil e duzentos professores da rede estadual receberão uma ajuda de custo de R$ 1,5 mil do governo para a compra de computadores. Na última edição do programa PC do Professor nove mil educadores receberam o benefício. Esta nova fase terá um investimento de R$ 1,8 milhão.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (07) pelo secretário estadual de Educação, Klinger Barbosa Alves, durante a inauguração das obras de ampliação da escola Silvio Egito Sobrinho, em José de Anchieta, Serra. A solenidade também marcou a abertura do ano letivo de 2011. “O relançamento do PC do Professor é para profissionais que prestaram concurso recentemente e que não tiveram oportunidade de receber essa bonificação, esse laptop”.
Desta vez quem receberá os computadores serão os professores concursados a partir de março de 2009 e os que estavam licenciados durante a primeira edição do programa. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, os professores devem seguir algumas especificações na hora de comprar o aparelho, mas podem até adquirir um que custe mais de R$ 1,5 mil, desde que complementem o valor do próprio bolso.
Para que a verba chegue às mãos dos professores, é preciso que o projeto seja aprovado pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo. O projeto será enviado à Casa pelo governo em março.
Concurso público todo ano
Para diminuir a quantidade de professores contratados por designação temporária, os chamados DTs, a realização de concurso público pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) deve ser anual. O secretário Klinger Barbosa diz que essa é uma determinação do governador Renato Casagrande. “A ideia que o governador deixou explícita e nós estamos defendendo é ter concurso todo ano para recuperar o poder de efetividade da rede. O número de DT s cresceu muito. Mais da metade dos professores são DTs”.
Um problema que, de acordo com o próprio secretário, pode comprometer a estabilidade da rede estadual de ensino. “Não é a questão do professor. O professor temporário é um bom professor. Mas é uma questão de estabilidade da rede. É muito difícil trabalhar com uma rede em que o planejamento do corpo docente é feito apenas no final do ano. Isso deixa a rede com um grau de liberdade muito pequeno para fazer o seu planejamento”.
O secretário informou, no entanto, que ainda não há datas para a aplicação dos concursos ou o número de vagas disponibilizadas.
Fonte: Gazeta Online