Agronegócio

Governo autoriza início de obra do ‘Caminhos do Campo’ em Castelo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura- Seag, autoriza o início de mais uma obra no Sul capixaba, no município de Castelo. Na sexta-feira (16) será dada a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica do trecho que dá acesso à Companhia de Alimentos Uniaves, localizada no distrito de Aracuí. A solenidade terá início às 9 horas, na sede da Uniaves.

O investimento, de R$ 415.412,78, faz parte do programa “Caminhos do Campo” e contempla o asfaltamento de 1,15 quilômetro. A obra, que deverá começar após a emissão de ordem de serviço pela Seag, terá o prazo máximo de 90 dias para execução total dos serviços por parte da Construtora Premocil Ltda, empresa contratada para realizar o trabalho.

O novo asfalto, com sinalização adequada, possibilita melhor escoamento da produção agrícola na região e melhora a infraestrutura de acesso ao local e condições apropriadas para o crescimento do agronegócio da região. O trecho também oferece uma via segura a todos os que desejam conhecer o lugar.

Obras de pavimentação de estradas rurais estão previstas no “Novo Plano de Desenvolvimento Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para o período de 2007-2025”, que possui dentre suas estratégias dar continuidade ao Programa ‘Caminhos do Campo’ na região, tendo como enfoque a interconexão de pequenas comunidades mais dinâmicas e o agroturismo.

O ‘Caminhos do Campo’

É um programa desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seag, que já pavimentou 540 quilômetros de estradas, para adequar e revestir as vias rurais capixabas e priorizar as áreas de maior concentração de agricultura familiar, o que melhora o escoamento da produção e reduz custos e as perdas dos produtos perecíveis.

O programa visa a aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e, com isso, dobrar o número de propriedades aptas ao agroturismo, uma atividade que gera milhares de empregos diretos e uma renda adicional para os produtores rurais.

Municípios beneficiados pelo programa

Afonso Cláudio, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Castelo, São Domingos do Norte, João Neiva, Santa Leopoldina, Colatina, Guarapari, Viana, Dores do Rio Preto, Conceição do Castelo, Iúna, Linhares, Mimoso do Sul, Ibitirama, Guaçuí, Alegre, Irupi, Vila Valério, Muniz Freire, Itapemirim, Jaguaré, Fundão, Ponto Belo, Cariacica, Santa Teresa, Mucurici, Boa Esperança, Aracruz, Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Ecoporanga, Ibatiba, Itarana, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, Anchieta, Bom Jesus do Norte, Ibiraçu, Jerônimo Monteiro, Pancas, Alto Rio Novo, Brejetuba, Vargem Alta, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Sooretama.

* Fonte: Assessoria Governo do ES

Confira mais Notícias

RuralturES começa nesta quinta com expectativa de 30 mil visitantes e o melhor do turismo rural

IGs ganham espaço coletivo na RuralturES para valorizar origem, tradição e territórios

Seminário destaca uvas de inverno e lança projeto de fortalecimento da vitivinicultura no ES

RuralturES 2026 abre inscrições para seleção de expositores

Com desempenho inédito, exportações do agronegócio disparam em junho

Vinhos, cafés especiais e montanhas: Linhares ganha nova rota de agroturismo

Venda Nova recebe a 1ª Feira e Exposição de Meliponicultura das Montanhas Capixabas

Azeite Altoé conquista dois ouros na Itália e amplia série histórica de premiações internacionais

plugins premium WordPress