Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Em uma iniciativa que promete fortalecer o setor agrícola capixaba, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), lançou, nesta semana, um novo edital visando a impulsionar a agroindústria familiar e o empreendedorismo rural.

Serão investidos R$ 1,5 milhão para qualificar 250 agroindústrias familiares e empreendimentos rurais do Estado. As inscrições para o edital estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (03) e poderão ser realizadas por meio do site da Seag.

Direcionado a agricultores familiares, pescadores artesanais, e associações e cooperativas, o edital oferece consultorias especializadas em diversas áreas, como regularização sanitária do empreendimento, rotulagem, design de rótulos, boas práticas de fabricação, comunicação visual e marketing digital. Essa iniciativa faz parte do Programa Estadual de Agroindústria (Agrolegal), cujo objetivo é promover o desenvolvimento das agroindústrias familiares e do empreendedorismo rural no Estado.

Além das consultorias, os empreendimentos poderão participar do programa Acelera Agroindústria, que visa a aumentar a competitividade e o acesso a novos mercados por meio de rodadas de negócios, palestras e visitas técnicas.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou que este edital representa um investimento significativo para oferecer aos agricultores os recursos necessários para aumentar a eficiência produtiva, aprimorar a qualidade dos produtos, expandir os mercados e consolidar seus negócios no âmbito das cadeias produtivas.

“Para fortalecer a agroindústria familiar, o Governo do Estado, por meio do Programa Agrolegal, oferece consultorias especializadas em diversas áreas. Essa iniciativa visa a impulsionar o empreendedorismo rural, oferecendo apoio e oportunidades a agricultores familiares, empreendimentos e agroindústrias rurais da pesca, associações e cooperativas”, destacou o secretário Enio Bergoli.

A expectativa é de que o investimento resulte em um fortalecimento significativo do setor, aumentando a competitividade e a geração de renda no campo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2017), o Espírito Santo conta com 4.148 agroindústrias familiares, gerando um faturamento superior a R$ 75 milhões e cerca de 16 mil empregos diretos.

Para participar, os interessados devem atender aos critérios estabelecidos no regulamento, preencher a ficha de inscrição e apresentar a documentação necessária, como CPF, RG e documentos que comprovem estar apto para ser beneficiado, conforme previsto no edital.

As vagas são limitadas e as inscrições, que estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (03), podem ser realizadas por meio do site da Seag.

Confira mais Notícias

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)

Brasil exporta 46 milhões de sacas de café, atingindo recorde em 2024

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024