
Desde ontem, domingo (24), passa a valer o novo Mapa de Gestão de Risco do novo coronavírus no Espirito Santo. Na nova avaliação, 11 cidades estão no risco alto (vermelho), entre elas Afonso Cláudio e Alfredo Chaves. 49 municípios apresentam risco moderado (amarelo). Nessa classificação estão as cidades que compõem a região Serrana, entre elas Venda Nova do Imigrante. 18 municípios estão no risco baixo (verde).
Até o momento, a classificação de risco no Estado tem como referência a taxa de ocupação dos leitos de UTI e a incidência da Covid-19 no município que, então, é dividido em níveis baixo, moderado e alto. A nova fase mantém esses dois indicadores, inclui o percentual de pessoas com mais de 60 anos e confere mais relevância ao distanciamento social praticado nas cidades.
Um dos componentes que começará a ser considerado na análise é a taxa de isolamento social, cujo percentual ainda está abaixo do recomendado em todo o Espírito Santo.
De acordo com a última a atualização do Painel Covid-19, o Espírito Santo tem 10.007 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, desse total 4.784 estão curados e 447 óbitos.