Governo lança medidas para apoiar quem sofreu com chuvas

O Governo do Espírito Santo lançou, nessa quinta-feira (02), um conjunto de medidas voltadas à recuperação dos municípios afetados pelas fortes chuvas do mês de dezembro de 2013. As medidas foram batizadas de Plano de Reconstrução do ES e preveem investimentos de 540 milhões de reais na recuperação do Espírito Santo. Dentre as iniciativas, estão empréstimos para compra de utensílios domésticos, prorrogação do prazo para pagamento de imposto e construção de casas populares, que também vão beneficiar moradores da região.

 

Para as pessoas que perderam bens por causa da chuva, O Governo criará o Cartão Reconstrução ES, que disponibilizará dois mil e quinhentos reais em forma de empréstimo para a aquisição de móveis, eletrodomésticos ou material de construção. Para ter direito ao crédito, a pessoa precisa estar inscrita no Cadastro Único do Governo Federal e ter renda familiar de até três salários mínimos. Essa linha de crédito será administrada pelo Banestes.

 

Se o morador não estiver inscrito no Cadastro Único e tiver renda familiar entre três e seis salários mínimos, o Governo oferecerá linha de crédito de até cinco mil reais com juros de cinco por cento ao ano e prazo de 48 meses para pagamento.

 

Também foram reservados 72 milhões de reais para construção de casas populares para pessoas que perderam suas moradias. A previsão inicial é de que sejam necessárias pelo menos mil e quinhentas unidades.

 

Para a agricultura, serão destinados recursos para reconstrução e reparos das estruturas de uso coletivo dos produtores rurais e população em geral. Os recursos serão empregados na recuperação e manutenção de estradas rurais municipais pavimentadas ou de terra batida, na contratação imediata de “Patrulhas Mecanizadas” para atender os municípios com serviços localizados de máquinas e caminhões. Também haverá investimentos na aquisição de novas 40 máquinas para reforçar as frotas das prefeituras.

 

Os produtores rurais e pescadores situados nos municípios que estão em situações de emergência ou calamidade pública terão à disposição R$ 350 milhões em crédito agropecuário para investir na recuperação e reimplantação de lavouras, tanques, criações em geral e barragens, bem como para reparo e aquisição de máquinas, equipamentos e sistemas de irrigação, por exemplo.

 

Além disso, o Governo do Estado enviou documentação ao Governo Federal solicitando a suspensão dos pagamentos de parcelas de financiamentos, com vencimento entre dezembro de 2013 e dezembro de 2014, por parte dos produtores e pescadores e estipulando as novas datas para reinício dos pagamentos a partir de 2015.

 

O Governo capixaba também solicitará ao Governo Federal que seja publicada resolução com vistas à prorrogação das dívidas de crédito para os produtores afetados pelas chuvas em municípios em situação de emergência

 

O Governo também tomou medidas de incentivo para os empresários em geral. Entre elas, está o parcelamento de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) relativo aos meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2014. O imposto poderá ser pago em até cinco vezes, com a primeira parcela vencendo em março.

 

Também foi publicado o Decreto 3.477-R, que garante que o contribuinte que perdeu a impressora fiscal, documentos ou livros fiscais por causa das chuvas, tenha perdão das multas que normalmente seriam aplicadas nesses casos. Essa medida só é válida para empresas situadas nos municípios que decretaram estado de emergência ou calamidade pública e desde que os danos trazidos pelas enchentes sejam comprovados por boletim de ocorrência policial e laudo da Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros.

 

O Plano de Reconstrução também prevê investimentos na recuperação da infraestrutura do Estado. Serão destinados recursos para pavimento asfáltico, piso de concreto, paralelepípedos, bueiros e pontes dentro das cidades.

 

Em todo o Estado, 24 pessoas morreram por causa das chuvas que acontecerem no fim de 2013. Mais de 43 mil pessoas ainda não puderam voltar para suas casas.

Confira mais Notícias

Trilha para piscinas naturais do Parque Estadual da Pedra Azul é temporariamente interditada

Associação de Artesãos de Venda Nova ganha novo nome e reforça identidade

Morre o Irmão Agostinho Bastianello, aos 96 anos

‘Campanha Doce Páscoa Feliz’ arrecada 2,4 mil caixas de chocolate para crianças carentes em Venda Nova

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas